PATRIMÔNIO

Governadora assina ordem de serviço da restauração de bens da Igreja de Santo Antônio, no Recife

Obras, orçadas em R$ 3,4 milhões, serão realizadas com recursos do Novo PAC

Obras irão restaurar os bens móveis e integrados da Igreja de Santo AntônioObras irão restaurar os bens móveis e integrados da Igreja de Santo Antônio - Foto: Ed Machado/Governo de Pernambuco

Bens móveis e integrados da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro do Recife, serão restaurados pelo Governo de Pernambuco.

A ordem de serviço para a obra de restauro, que será executada por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Fundarpe), foi assinada na manhã desta terça-feira (3), pela governadora Raquel Lyra.

A obra, que conta com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC, está orçada em R$ 3,4 milhões. 

Em visita ao templo religioso, Raquel Lyra destacou a riqueza do patrimônio histórico e explicou a participação do Estado na obra. 

“Estamos trabalhando pela restauração do nosso patrimônio histórico que é riquíssimo. E contando com recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, o Estado fica responsável pela obra. A restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, além de valorizar nosso patrimônio, também reforça, junto com outras ações, a requalificação do Centro do Recife, para que nossa capital seja um lugar bom para frequentar, seja para lazer, trabalho ou turismo”, destacou a governadora.

As ações de conservação e restauro irão abranger cinco ambientes da igreja. Serão restaurados os espaços da nave, o retábulo onde fica o Santíssimo Sacramento, as sacristias, a pia batismal, o painel do Batismo de Cristo e outros. 

Assinatura da ordem de serviço contou com a presença da governadora, da vice e do arcebispo de Olinda e Recife | Foto: Ed Machado/Governo de Pernambuco

“Essa restauração é algo muito importante, porque a igreja foi restaurada, mas os bens menores, que têm igualmente grande valor artístico e histórico-cultural, ainda precisam de manutenção. Fé, cultura e história estão profundamente unidas em todos estes elementos que compõem o nosso barroco tão precioso no Recife, em Olinda e adjacências”, declarou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson.

A igreja ficará fechada durante a reforma, que tem prazo de 13 meses. Segundo a Arquidiocese de Olinda e Recife, toda a atividade religiosa será feita na lateral do templo.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, explicou que a obra ocorre para complementar outra intervenção já realizada.

“No final de 2018, o Iphan concluiu a obra civil da Igreja Matriz de Santo Antônio e, em seguida, a Arquidiocese de Olinda e Recife, proprietária do bem, contratou um projeto para restauração dos bens integrados do monumento, que foi aprovado pela autarquia federal”, detalhou.

Veja também

Novas explosões de aparelhos de comunicação do Hezbollah no Líbano deixam 14 mortos
LÍBANO

Novas explosões de aparelhos de comunicação do Hezbollah no Líbano deixam 14 mortos

Anvisa aprova atualização de vacina contra covid-19
VACINAS

Anvisa aprova atualização de vacina contra covid-19

Newsletter