espanha

Região turística na costa espanhola é confinada por incêndio

Incêndio florestal consumiu 150 hectares na região de Colera

Incêndio florestal na Espanha em 2022Incêndio florestal na Espanha em 2022 - Foto: Cesar Manso/AFP

Um incêndio florestal que consumiu 150 hectares em pouco tempo, nesta sexta-feira (4), alimentado pelos ventos fortes, levou ao isolamento da região de Colera e de um camping na costa espanhola, próxima à fronteira com a França, informaram os serviços de emergência.

"Devido ao incêndio em Portbou", os "bombeiros da Catalunha ordenaram o confinamento do município de Colera, na área de La Rovellada, e do acampamento Sant Miquel", informou o serviço de Proteção Civil da região catalã (nordeste) no X, antigo Twitter.

A cidade costeira de Colera tem uma população de 500 habitantes, que como a de todas as cidades da costa, se multiplica no verão. O acampamento Sant Miquel, por sua vez, tem capacidade para 720 pessoas, de acordo com um site de turismo do governo catalão.

A área pertence à província de Girona e sua principal cidade vizinha é Portbou, um importante entroncamento ferroviário, mas a estrada que liga as localidades foi fechada devido às chamas.

O incêndio afetou "uma superfície de aproximadamente 150 hectares, segundo dados provisórios", informou o órgão Agentes Rurais, também do governo da Catalunha.

O Corpo de Bombeiros informou que "23 veículos de bombeiros da Catalunha, 6 deles aéreos" estão trabalhando na extinção das chamas, acrescentando que conta com a ajuda de profissionais franceses.

"Os trabalhos aéreos são muito complicados por causa da tramuntana", nome dos fortes ventos do norte, que superam os 50 km/h, de acordo com a Agência Meteorológica espanhola (Aemet).

Um porta-voz dos bombeiros da região francesa dos Pirineus Orientais contou à AFP que um avião lançador de água não pôde atuar devido à força do vento.

"Até o momento, o incêndio está confinado ao território espanhol", disse o porta-voz, acrescentando que dez caminhões e viaturas francesas participam da operação.

Veja também

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa
Justiça

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa

Argentina rejeita "decisão unilateral" da Venezuela sobre sua embaixada em Caracas
Venezuela

Argentina rejeita "decisão unilateral" da Venezuela sobre sua embaixada em Caracas

Newsletter