Logo Folha de Pernambuco

família real

Rei Charles III abrirá Palácio de Buckingham e Castelo de Balmoral ao público pela 1ª vez

Número limitado de visitas acontecerá diariamente entre os meses de julho e agosto, com as excursões devendo ser reservadas com antecedência

Palácio de BuckinghamPalácio de Buckingham - Foto: Divulgação

O Rei Charles III anunciou nesta quinta-feira que vai abrir pela primeira vez partes do Palácio de Buckingham e do Castelo de Balmoral. Os locais serão parcialmente abertos a partir de 15 de julho, verão europeu (inverno no Brasil), quando “visitas guiadas especiais” estarão disponíveis aos visitantes.

“O acesso este ano foi possível graças à conclusão de mais de cinco anos de obras de beneficiação da Ala Nascente. As obras essenciais fazem parte do Programa de Reservicing do Palácio de Buckingham para modernizar a infraestrutura do edifício histórico, melhorar o acesso e preservá-lo para as gerações futuras”, diz a nota do Palácio de Buckingham.

A chamada Ala Nascente abrange a fachada frontal do edifício histórico e apresenta a famosa varanda central, “onde o Monarca e membros da Família Real se reúnem para aparições públicas em ocasiões especiais ou momentos históricos desde 1851”.

Segundo a coroa britânica, durante os passeios, os visitantes poderão acessar salas e espaços, incluindo o Corredor Principal, onde estão expostas pinturas de artistas como Thomas Gainsborough, Sir Thomas Lawrence e Franz Xaver Winterhalter. Outro local que estará acessível é a Sala de Estar Amarela, “decorada com papel de parede chinês pintado à mão recentemente restaurado do século XVIII”.

“Liderados por guias especializados, pequenos grupos de visitantes poderão visitar salas espetaculares no Piso Principal, decoradas com destaques da Coleção Real. Os visitantes descobrirão a história da Ala, inicialmente ocupada pela Rainha Vitória, pelo Príncipe Albert e seus filhos e ainda hoje usada pela Família Real para reuniões e eventos oficiais”, diz a nota.

As excursões terminarão na Sala Central, que dá acesso à varanda, “onde os destaques incluem um lustre de vidro recém-restaurado, em forma de flor de lótus, e duas tapeçarias de seda imperial chinesa do século XVIII, apresentadas à Rainha Vitória por Guangxu, Imperador da China, por ocasião do seu Jubileu de Diamante em 1897”.

Ainda segundo a nota, um número limitado de visitas acontecerá diariamente entre julho e agosto, com as excursões devendo ser reservadas. No período, o palácio estará aberto todos os dias da semana, o que ocorre pela primeira vez desde 2019. Em setembro, o local voltará a funcionar apenas durante cinco dias da semana.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter