monarquia britânica

Rei Charles III mantém viagem à França, apesar dos protestos contra reforma

A programação pode, no entanto, ser alterada

Rei Charles IIIRei Charles III - Foto: Oli Scarff / POOL / AFP

O governo britânico afirmou nesta quinta-feira (23) "não ter conhecimento de nenhuma mudança de planos" sobre a visita de Charles III a Paris, em meio à onda de protestos generalizados na capital francesa contra a reforma da Previdência.

O rei britânico fará uma visita de Estado à França a partir de domingo (26), que provavelmente será alterada, devido às greves e multitudinárias manifestações.

"Não tenho conhecimento de nenhuma mudança de planos", disse hoje à imprensa um porta-voz de Downing Street, sede do Poder Executivo britânico.

Esta será a primeira viagem do monarca ao exterior desde que assumiu o trono em setembro do ano passado, após a morte da rainha Elizabeth II.

Acompanhado de sua esposa, a rainha consorte Camilla, ele deve permanecer no país até 29 de março, quando então viajará para a Alemanha, onde fica até 31 de março.

Está previsto que Charles III assista a uma cerimônia no Arco do Triunfo com o presidente francês, Emmanuel Macron, e compareça a um banquete no Palácio de Versalhes, perto de Paris. Depois disso, segue para Bordeaux, no sudoeste da França.

A programação pode, no entanto, ser alterada. Os sindicatos franceses mobilizados contra a reforma previdenciária anunciaram que a visita real está "na mira".

O Palácio de Buckingham disse monitorar de perto a situação.

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter