Logo Folha de Pernambuco

Família real britânica

Rei Charles III participará de aniversário do Desembarque na Normandia na França

Esta será a primeira viagem internacional do monarca desde que anunciou que sofre de câncer

O rei Charles III acena ao sair de carro em Londres, em 6 de fevereiro de 2024O rei Charles III acena ao sair de carro em Londres, em 6 de fevereiro de 2024 - Foto: Henry Nicholls/AFP

O rei Charles III e a rainha Camilla visitarão a França no dia 6 de junho para a celebração do 80º aniversário do Desembarque na Normandia, anunciou o Palácio de Buckingham nesta sexta-feira (17).

Durante a visita, o rei de 75 anos assistirá a uma cerimônia no memorial britânico de Ver-sur-Mer, na Normandia, no noroeste da França, segundo um comunicado do Palácio.

Seu filho William participará da comemoração internacional na praia de Omaha, um dos principais locais do desembarque, ao lado de veteranos e de 25 chefes de Estado.
 

O príncipe de Gales, herdeiro do trono britânico, também participará das comemorações canadenses no Centro Juno Beach de Courseulles-sur-Mer, no litoral do canal da Mancha.

Depois de três meses sem compromissos públicos, mas sem deixar de desempenhar algumas funções oficiais, o rei Charles III retomou suas atividades públicas em um ritmo relativamente constante.

Antes dessa viagem, o soberano, a rainha Camilla e o príncipe William também irão a Portsmouth, na costa sul da Inglaterra, para participar das celebrações nacionais da operação militar que contribuiu para a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

O Desembarque na Normandia, etapa crucial da libertação da Europa do subjugo nazista, foi o maior da história quanto ao número de navios: 6.939 barcos desembarcaram na região francesa com 132.700 homens, principalmente britânicos, americanos e canadenses.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter