Logo Folha de Pernambuco

Conflito

Rei da Jordânia confirma lançamento aéreo de 'ajuda médica urgente' para Gaza

É nosso dever ajudar nossos irmãos e irmãs feridos na guerra em Gaza", comentou, acrescentando: "Estaremos sempre lá para nossos correligionários"

Palestinos procuram sobreviventes nos escombros no norte da Faixa de Gaza Palestinos procuram sobreviventes nos escombros no norte da Faixa de Gaza  - Foto: Bashar Taleb/ AFP

A força aérea da Jordânia lançou suprimentos médicos vitais para um hospital na sitiada Faixa de Gaza, afirmou o rei Abdullah II da Jordânia nas primeiras horas desta segunda-feira (noite de domingo, 5, no Brasil).

"Nosso corajoso pessoal da força aérea lançou pelo ar à meia-noite ajuda médica urgente para o hospital de campanha jordaniano em Gaza", informou o líder na rede social X, antigo Twitter.

"É nosso dever ajudar nossos irmãos e irmãs feridos na guerra em Gaza", comentou, acrescentando: "Estaremos sempre lá para nossos correligionários".

O anúncio do lançamento aéreo ocorreu enquanto o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, concluía uma viagem diplomática regional, durante a qual teve reuniões em Amã com seus pares da Jordânia, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

No domingo, Blinken visitou a Cisjordânia ocupada, o Iraque e Chipre, como parte de sua viagem focada em ajudar os civis em Gaza e prevenir ataques de grupos apoiados pelo Irã contra as tropas americanas em retaliação à guerra na Faixa.

Os combates se intensificaram na Faixa de Gaza neste domingo, marcando o 30º dia desde que os militantes do Hamas invadiram a fronteira com Israel, matando mais de 1.400 pessoas, a maioria civis, e sequestrando mais de 240, segundo autoridades israelenses.

Desde então, Israel tem bombardeado incessantemente Gaza e enviado tropas por terra, resultando em um total de 9.770 mortes no território palestino, de acordo com o Ministério da Saúde controlado pelo Hamas.

Daniel Hagari, porta-voz militar israelense, afirmou neste domingo que o exército cercou a cidade de Gaza pelo norte da Faixa, dividindo o território palestino em dois.

"Agora existem uma Gaza ao sul e uma Gaza ao norte", declarou.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter