Logo Folha de Pernambuco

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Reino Unido convoca embaixador chinês após alegações de interferência em solo britânico

Três agentes de inteligência de Hong Kong estão sendo acusados de violar a Lei de Segurança Nacional britânica de 2023

Ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, David CameronMinistro de Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron - Foto: Justin Tallis/AFP

O Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido convocou o embaixador chinês Zheng Zeguang, nesta terça-feira, 14, após acusações de interferência estrangeira em seu território.

O representante chinês foi chamado ao Ministério das Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento (FCDO) para discutir o assunto.

A intimação ocorre após a revelação, na segunda-feira, 13, de que três agentes de inteligência de Hong Kong estão sendo acusados de violar a Lei de Segurança Nacional britânica de 2023. A investigação, conduzida pelo Comando de Contraterrorismo da Polícia Metropolitana, levantou as suspeitas de atividades ilícitas.

Um porta-voz do ministério declarou hoje que, no comunicado ao embaixador chinês, o ministério britânico classificou como inaceitável o "padrão de comportamento da China contra o Reino Unido". As acusações incluem ataques cibernéticos e relatos de espionagem.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter