Logo Folha de Pernambuco

Diplomacia

Reino Unido destaca 'avanços reais' nas relações com UE

O ministro britânico das Finanças, Jeremy Hunt, esteve em Bruxelas na semana passada

Orimeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, busca revitalizar as relações com o bloco Orimeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, busca revitalizar as relações com o bloco  - Foto: Kevin Lamarque/POOL/AFP

O ministro britânico das Relações Exteriores, James Cleverly, celebrou nesta segunda-feira (3), em Bruxelas, os "avanços reais" nas relações entre Reino Unido e União Europeia (UE), depois do acordo alcançado em março sobre as disposições pós-Brexit para a Irlanda do Norte.

"Constatamos avanços reais e me comprometo a manter essa trajetória positiva", disse o ministro James Cleverly no Parlamento Europeu, ao lado do vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic.

"Devemos reconhecer que não vamos concordar em tudo. Mas, com relações responsáveis, podemos administrar nossas diferenças, tirando o melhor partido das áreas em que estamos de acordo", acrescentou Cleverly.

O ministro britânico das Finanças, Jeremy Hunt, esteve em Bruxelas na semana passada para assinar um acordo de cooperação entre Reino Unido e UE sobre serviços financeiros.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, busca revitalizar as relações com o bloco, após assinar em março um acordo para facilitar a circulação de mercadorias no Reino Unido, evitando a imposição de uma fronteira física entre a Irlanda do Norte (britânica) e a República da Irlanda, que pertence à UE.

Esta condição consta do pacto da Sexta-Feira Santa que, em 1998, pôs fim a três décadas de violência na ilha.

Nesta segunda-feira, Cleverly visitará a sede da Otan em Bruxelas e se reunirá com o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, antes da cúpula da organização em Vilnius na próxima semana.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter