Reino Unido enviará 600 mísseis Brimstone para Ucrânia
Anúncio foi feito pelo ministro britânico da Defesa, Ben Wallace
O Reino Unido enviará 600 mísseis adicionais do tipo Brimstone para ajudar a Ucrânia a enfrentar a invasão russa — anunciou o ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, na Estônia, nesta quinta-feira (19).
Hoje, posso anunciar que vamos enviar mais 600 mísseis Brimstone para o teatro de operações, o que vai ser extraordinariamente importante para ajudar a Ucrânia a dominar o campo de batalha, disse o ministro Ben Wallace em visita à base militar de Tapa.
O anúncio chega dias após o Reino Unido se tornar o primeiro país a responder ao insistente pedido da Ucrânia para receber tanques pesados dos países ocidentais.
Leia também
• Apenas 8,5% das empresas ocidentais deixaram a Rússia, diz estudo suíço
• Macron e Sánchez selam amizade franco-espanhola em Barcelona
• Zelensky diz que há "várias teorias" sobre queda de helicóptero na Ucrânia
Wallace e o também ministro da Defesa da Estônia, Hanno Pevkur, deram início à reunião de doadores em Tapa, da qual também participaram representantes de vários países aliados da Ucrânia.
O encontro antecede uma grande conferência na sexta-feira (20) que reunirá cerca de 50 nações convocadas pelos Estados Unidos à base militar americana de Ramstein, na Alemanha, para discutir a entrega do apoio militar à Ucrânia.
Hoje estamos aqui e amanhã vamos estar em Ramstein (...) para deixar claro ao presidente Vladimir Putin que vamos seguir doando, treinando e apoiando a Ucrânia, afirmou Wallace.
A Dinamarca também se pronunciou no mesmo dia informando que vai doar 19 canhões Caesar de longo alcance, dos quais alguns já foram encomendados, mas ainda não foram recebidos.