Logo Folha de Pernambuco

Memória

Reino Unido 'não tem planos' de devolver esculturas do Partenon à Grécia, diz governo

Grécia diz que os frisos do Partenon foram "roubados" durante a ocupação otomana do país

Rishi SunakRishi Sunak - Foto: AFP

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, que se reunirá na terça-feira (28) com seu homólogo grego, Kyriakos Mitsotakis, "não tem planos" de facilitar a devolução dos Mármores do Partenon, solicitados há décadas por Atenas, afirmou nesta segunda-feira(27) um porta-voz do líder conservador.

A Grécia argumenta que os frisos do Partenon foram "roubados" durante a ocupação otomana do país.

Londres disse que as esculturas foram "adquiridas legalmente" em 1802 pelo diplomata Lord Elgin, que as vendeu ao Museu Britânico.

No domingo, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, afirmou que pressionaria pela devolução dos mármores em sua reunião com Rishi Sunak na terça-feira durante uma viagem de três dias ao Reino Unido.

No entanto, o porta-voz de Rishi Sunak afirmou que o primeiro-ministro sempre foi "consistente" em sua posição, considerando que os Mármores do Partenon são "bens importantes" para o Reino Unido, que "preserva" este patrimônio "há gerações".

"Pertencem legalmente" ao Museu Britânico, disse à imprensa. "Apoiamos veementemente esta posição e as normas desta instituição proíbem a retiradas de objetos do acervo", afirmou. "Não temos planos de mudar a lei", insistiu.

Em uma entrevista a BBC no domingo, Kyriakos Mitsotakis estimou que manter parte dos frisos do Partenon fora da Grécia seria como "cortar a Mona Lisa em dois".

O Partenon, um templo construído no século V antes de Cristo em homenagem à deusa Atena, foi parcialmente destruído em 1687, em confrontos entre o Império Otomano e a República de Veneza, e depois foi saqueado.

Partes do templo estão em vários museus de todo o mundo. Peças do Partenon estão expostas em Londres desde 1817.

Em 2023, três fragmentos que estiveram no Vaticano por séculos foram devolvidos à Grécia.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter