Logo Folha de Pernambuco

Reino Unido

Reino Unido quer impedir compra de jornais britânicos por Estados estrangeiros

O banco britânico Lloyds, credor dos Barclay, havia posto o Telegraph à venda em outubro para saldar a dívida bilionária

Bandeira do Reino UnidoBandeira do Reino Unido - Foto: Pixabay

O governo britânico tem a intenção de aprovar uma lei que impeça Estados estrangeiros de comprar jornais do Reino Unido, anunciou, nesta quarta-feira (13), o sub-secretário de Artes e Patrimônio, Stephen Parkinson.

O político conservador expressou o "compromisso" de seu governo para modificar a legislação e "impedir a propriedade de jornais por parte de Estados estrangeiros".

Esse anúncio, realizado na Câmara dos Lordes, chega depois que o governo decidiu intervir para avaliar o processo de venda do jornal conservador "Daily Telegraph", em nome do "interesse público", a um fundo emiradense-americano.

A família Barclay, dona do grupo de imprensa The Telegraph desde 2004, decidiu colocá-lo à venda por causa de uma dívida de 1,2 bilhão de libras (7,63 bilhões de reais).

O banco britânico Lloyds, credor dos Barclay, havia posto o Telegraph à venda em outubro para saldar a dívida bilionária.

A RedBird IMI, uma empresa que surgiu da fusão entre a empresa americana RedBird Capital e a emiradense Abu Dhabi's International Media Investments, se ofereceu em novembro para assumir a dívida dos Barclay.

A perspectiva de tal aquisição suscitou preocupação entre os parlamentares conservadores, dada a proximidade ideológica do jornal com o partido que tem a maioria no Parlamento, e também entre os defensores da liberdade de imprensa.

Em sua maior parte, a RedBird IMI é de propriedade do xeque Mansour bin Zayed al Nahyan, membro da família no poder em Abu Dhabi e dono do Manchester City.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter