Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Reino Unido registrou 79 casos de trombose e 19 mortes após vacina com AstraZeneca

Comitê científico recomendou limitar o uso da vacina AstraZeneca para maiores de 30 anos

Frasco com a vacina AstrazenecaFrasco com a vacina Astrazeneca - Foto: Marco Bertorello / AFP

Um total de 79 pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca/Oxford no Reino Unido desenvolveram coágulos sanguíneos, dos quais 19 morreram, anunciou nesta quarta-feira (7) o regulador britânico de medicamentos.
 
Os casos registrados até o final de março correspondem a 51 mulheres e 28 homens com entre 18 e 79 anos, informou June Raine, diretora da agência britânica MHRA, insistindo que os benefícios da vacina continuam superando os riscos para "a grande maioria" da população.
 
Já o comitê científico que supervisiona a campanha de vacinação anticovid no Reino Unido recomendou nesta quarta limitar o uso da vacina AstraZeneca para maiores de 30 anos, quando possível.


"Adultos com entre 18 e 29 anos, que não têm uma comorbidade que os coloque em maior risco de uma forma grave da covid-19, devem receber outra vacina em vez da AstraZeneca, quando tal alternativa estiver disponível", disse o Prof. Wei Shen Lim, do JCVI, observando que o comitê não estava recomendando a interrupção da vacinação em qualquer faixa etária.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter