Reino Unido registrou 79 casos de trombose e 19 mortes após vacina com AstraZeneca
Comitê científico recomendou limitar o uso da vacina AstraZeneca para maiores de 30 anos
Um total de 79 pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca/Oxford no Reino Unido desenvolveram coágulos sanguíneos, dos quais 19 morreram, anunciou nesta quarta-feira (7) o regulador britânico de medicamentos.
Os casos registrados até o final de março correspondem a 51 mulheres e 28 homens com entre 18 e 79 anos, informou June Raine, diretora da agência britânica MHRA, insistindo que os benefícios da vacina continuam superando os riscos para "a grande maioria" da população.
Já o comitê científico que supervisiona a campanha de vacinação anticovid no Reino Unido recomendou nesta quarta limitar o uso da vacina AstraZeneca para maiores de 30 anos, quando possível.
Leia também
• Universidade de Oxford anuncia pausa nos testes da AstraZeneca em crianças
• Vacina da AstraZeneca tem mais benefícios que riscos, diz OMS
• Reino Unido registra 7 mortes por coágulos após vacina AstraZeneca; relação é investigada
"Adultos com entre 18 e 29 anos, que não têm uma comorbidade que os coloque em maior risco de uma forma grave da covid-19, devem receber outra vacina em vez da AstraZeneca, quando tal alternativa estiver disponível", disse o Prof. Wei Shen Lim, do JCVI, observando que o comitê não estava recomendando a interrupção da vacinação em qualquer faixa etária.