Reino Unido se aproxima de 50 mil mortes atribuídas ao coronavírus, afirma ONS
O organismo contabilizou 49.989 casos nos quais a Covid-19 figura como causa provável ou certa da morte nas certidões de óbito
O número de mortes suspeitas e confirmadas por coronavírus no Reino Unido se aproxima de 50.000, de acordo com os dados do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) publicados nesta terça-feira. O organismo contabilizou, até 29 de maio, 49.989 casos nos quais a Covid-19 figura como causa provável ou certa da morte nas certidões de óbito.
Desde o início da crise, estes dados são superiores aos divulgados pelas autoridades de saúde britânicas, que registram apenas as mortes de pessoas que apresentaram resultado positivo ao teste de coronavírus: 40.597 até segunda-feira. Nos dois casos, o Reino Unido aparece como o país mais afetado da Europa e o segundo no mundo, atrás dos Estados Unidos, apesar da dificuldade de comparação em função dos diferentes métodos de contabilidade utilizados em cada país.
Leia também
• Reino Unido adota quarentena de visitantes que chegam do exterior
• Reino Unido registra maior sobremortalidade durante pandemia
• Reino Unido vai impor 14 dias de quarentena a quem chegar do exterior
Os dados do ONS também mostram que nas 10 semanas desde o início da pandemia em março, Inglaterra e País de Gales registraram 57.961 mortes a mais que a média dos últimos cinco anos. O ministério da Saúde britânico anunciou 55 mortes na segunda-feira, o menor número desde 22 de março, véspera do início de um confinamento que está sendo flexibilizado atualmente.