Logo Folha de Pernambuco

Diplomacia

Relações entre Rússia e EUA estão em "impasse", afirma conselheiro de Putin

Putin e o presidente americano Joe Biden se reunirão na quarta-feira em Genebra

Joe Biden, presidente eleito dos EUA, e Putin, presidente da RussiaJoe Biden, presidente eleito dos EUA, e Putin, presidente da Russia - Foto: David Lienemann / Official White House / Divulgação

Um conselheiro próximo ao presidente Vladimir Putin afirmou que as relações entre Estados Unidos e Rússia estão em um impasse e que a reunião entre os chefes de Estado na Suíça pode ajudar a superar esta situação.

"As relações Rússia-Estados Unidos estão atualmente em um impasse, a situação é quase crítica. Temos que fazer algo", disse Yuri Ushakov em um encontro com a imprensa.

 

Putin e o presidente americano Joe Biden se reunirão na quarta-feira em Genebra para abordar uma série de divergências entre os dois países, rivais geopolíticos, que vão das acusações de ataques cibernéticos a questões de direitos humanos, passando por tensões militares.

"Vejo esta reunião com um otimismo prático, mas frágil. É um primeiro encontro em condições difíceis", disse Ushakov, conselheiro de Relações Exteriores do presidente russo.

O diálogo entre os dois abordará questões delicadas como a situação na Ucrânia e Belarus ou o destino do opositor russo detido Alexei Navalny.

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter