PANDEMIA

Ômicron já corresponde a mais de 99% casos de Covid-19 em Pernambuco, diz Fiocruz

Amostras são de pacientes de seis municípios pernambucanos

Sequenciamento da CovidSequenciamento da Covid - Foto: Miva Filho/SES-PE

Quase 100% das amostras sequenciadas de Covid-19 em Pernambuco são da cepa ômicron. Uma nova análise genética realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM - Fiocruz-PE), divulgada nesta sexta-feira (4), apontou que a variante já corresponde a quase todos os casos positivos da doença no Estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), dos 132 genomas analisados, 131 (99,25%) foram identificados como a linhagem ômicron e apenas em uma amostra, de um paciente do Recife, colhida em 13 de janeiro, apresentou a variante Delta.

As coletas são de pacientes de seis municípios: Cabo de Santo Agostinho (1), Garanhuns (1), Recife (127), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vertentes (1) e Vitória de Santo Antão (1). As amostras foram colhidas entre os dias 6 e 19 de janeiro. 

"Reforço que, diante deste cenário, precisamos do engajamento de toda a população, com o respeito aos protocolos e o reforço nos cuidados, com o uso da máscara, a lavagem das mãos e o ato de evitar aglomerações", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

"Também é de suma importância que possamos avançar com a vacinação porque, por escapar parcialmente dos anticorpos, a ômicron pode causar infecção em pessoas devidamente vacinadas, mas elas raramente adoecem com gravidade e morrem. Já em não vacinados tem um impacto muito pior, com reflexo direto nas hospitalizações e mortes”, reforçou ele.

Veja também

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico
Saúde

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico

Newsletter