Ômicron já corresponde a mais de 99% casos de Covid-19 em Pernambuco, diz Fiocruz
Amostras são de pacientes de seis municípios pernambucanos
Quase 100% das amostras sequenciadas de Covid-19 em Pernambuco são da cepa ômicron. Uma nova análise genética realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM - Fiocruz-PE), divulgada nesta sexta-feira (4), apontou que a variante já corresponde a quase todos os casos positivos da doença no Estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), dos 132 genomas analisados, 131 (99,25%) foram identificados como a linhagem ômicron e apenas em uma amostra, de um paciente do Recife, colhida em 13 de janeiro, apresentou a variante Delta.
As coletas são de pacientes de seis municípios: Cabo de Santo Agostinho (1), Garanhuns (1), Recife (127), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vertentes (1) e Vitória de Santo Antão (1). As amostras foram colhidas entre os dias 6 e 19 de janeiro.
Leia também
• Chico Science: 25 anos sem o 'cidadão do mundo' catalizador da cultura de Pernambuco
• Governo de Pernambuco abre seleção pública para 77 vagas; salários são de até R$ 4.590
• Pernambuco registra 6.125 casos e 11 óbitos por Covid-19
"Reforço que, diante deste cenário, precisamos do engajamento de toda a população, com o respeito aos protocolos e o reforço nos cuidados, com o uso da máscara, a lavagem das mãos e o ato de evitar aglomerações", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
"Também é de suma importância que possamos avançar com a vacinação porque, por escapar parcialmente dos anticorpos, a ômicron pode causar infecção em pessoas devidamente vacinadas, mas elas raramente adoecem com gravidade e morrem. Já em não vacinados tem um impacto muito pior, com reflexo direto nas hospitalizações e mortes”, reforçou ele.