Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Remessa que Ministério da Saúde espera para iniciar vacinação contra a dengue já chegou ao Brasil

Pasta afirma que imunizantes passam por processo de 'desembaraço' com a Receita Federal

Pico da dengue acontece entre os meses de abril e maio Pico da dengue acontece entre os meses de abril e maio  - Foto: Canva

A remessa de 568 mil doses da vacina contra a dengue que o Ministério da Saúde aguarda para começar a vacinação já chegou ao país, afirmou a empresa fornecedora, a Takeda, ao Globo.

"Temos entregas mensais previstas para o Ministério da Saúde. Os embarques de janeiro e fevereiro já foram realizados, e a próxima entrega está prevista para março", diz a nota.

Segundo o ministério, a remessa passa pelo processo de desembaraço aduaneiro e deve chegar à pasta após a finalização. Ainda não há previsão para o término desta fase.

Nesta quarta-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o governo aguardava a entrega das doses para iniciar a campanha. A primeira, com cerca de 757 mil doses, chegou ao Brasil no dia 20 de janeiro.

—Ainda não recebemos todas as doses, então estamos esperando esse processo para iniciar a vacinação — declarou Trindade.

 

O número de casos de dengue em janeiro deste ano superaram em 252% os de janeiro do ano passado. Até agora em 2024, foram registrados 364 mil casos e 40 mortes pela doença oficialmente.

Um levantamento para estimar a incidência de dengue no Brasil sugere que cerca de 13% da população testada tinha contraído a doença em meados de janeiro, número maior que o dobro daquele no mesmo período no ano passado (6%).

A vacinação neste ano será destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em municípios que registram alta da doença.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter