REPATRIAÇÃO

2° Avião da FAB pousa em Beirute para missão de repatriação

FAB ainda não divulgou número de pessoas que serão resgatadas

Avião da FAB no Aeroporto Internacional de BeiruteAvião da FAB no Aeroporto Internacional de Beirute - Foto: Divulgação/FAB

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Beirute, no Líbano, às 10h40 (horário de Brasília) desta segunda-feira (7). 

Além do resgate de brasileiros como parte da Operação Raízes do Cedro, a aeronave também foi empregada para levar doações de insumos de saúde do governo brasileiro ao Líbano: 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais. 

A FAB ainda não divulgou o número de brasileiros que estarão no segundo voo de repatriação.

Fumaça de suposto bombardeio nos arredores de Beirute com vista do avião da FABFumaça de suposto bombardeio nos arredores de Beirute com vista do avião da FAB | foto: Divulgação/FAB

De acordo com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a Operação Raízes do Cedro terá caráter continuado com o intuito de repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros. A expectativa é que o novo grupo de repatriados chegue ao Brasil na terça-feira (8), por volta das 10h.

Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.

Primeira fase 
Os primeiros 229 brasileiros repatriados chegaram na manhã de domingo (6) na Base Aérea de São Paulo. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepcionou o grupo. Logo após o desembarque, ele fez um rápido discurso criticando o posicionamento de Israel de "matar inocentes, mulheres e crianças, sem nenhum respeito pela vida humana". 

"O Brasil é um país generoso e não tem contencioso com nenhum país do mundo porque a gente não deseja guerra. A guerra só destrói. O que constrói é a paz", disse o presidente. 

 

Veja também

Torre Eiffel apagará suas luzes em memória das vítimas do ataque de 7 de outubro
FRANÇA

Torre Eiffel apagará suas luzes em memória das vítimas do ataque de 7 de outubro

Braço armado do Hamas diz que situação dos reféns é 'muito difícil' no aniversário de um ano do ataq
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Braço armado do Hamas diz que situação dos reféns é 'muito difícil' no aniversário de um ano do ataq

Newsletter