Logo Folha de Pernambuco

Homenagem

Repórter da Folha de Pernambuco recebe Medalha de Mérito da OAB-PE

Jaqueline Fraga, repórter e escritora, foi a homenageada na categoria Jornalismo

Jaqueline Fraga, repórter da Folha de Pernambuco, recebeu a Medalha de Mérito da OAB-PE na categoria JornalismoJaqueline Fraga, repórter da Folha de Pernambuco, recebeu a Medalha de Mérito da OAB-PE na categoria Jornalismo - Foto: Alysson Maria/OAB-PE

A OAB Pernambuco, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou nesta quinta-feira (09) a cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo. A tradicional comenda é destinada a mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação.

Ao todo, 11 mulheres foram homenageadas. Das áreas de Direito, Medicina e Saúde, Cultura, Educação, Negócios, Política, Personalidade e Liderança, Defesa da Mulher, Ação Social e Homenagem Especial. Na categoria Jornalismo, a jornalista e escritora Jaqueline Fraga, repórter da Folha de Pernambuco, foi quem recebeu a medalha.

Autora dos livros “Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho" e "Big Gatilho: Um livro de poesias inspirado no BBB 21", Jaqueline acredita que ser premiada pela relevância dos serviços prestados à sociedade na área de jornalismo é uma das maiores honrarias que uma jornalista pode ter.

"Para mim, é uma honra e um orgulho gigantes ser reconhecida e homenageada pelo meu trabalho enquanto jornalista com a Medalha Heroínas de Tejucupapo, que carrega tanto significado, simbologia e tradição", disse a repórter.

"Agradeço a Folha de Pernambuco, em especial e em nome da editora-chefe, Leusa Santos, quem primeiro me abriu as portas da redação. E compartilho esta premiação com minhas colegas e meus colegas repórteres e todas e todos que fazem parte da Folha. Juntos, nos empenhamos para fazer dia a dia um jornalismo de qualidade e responsável. Ter esse reconhecimento por parte dessa premiação, vinda de uma instituição tão importante para a sociedade quanto a OAB, me faz ter a certeza de que estamos no caminho certo e também de que ainda há muito por fazer", completou.

Batalha de Tejucupapo

O nome da medalha outorgada pela OAB-PE é uma referência a uma batalha em Pernambuco ocorrida no século 17, durante a invasão holandesa, e que foi protagonizada por mulheres. Tejucupapo é um pequeno distrito de Goiana (Mata Norte) e ficou conhecido por ser um cenário de uma das mais épicas batalhas, a Batalha de Tejucupapo, quando as mulheres resistiram aos ataques dos holandeses, que estavam em busca de comida e bens, enquanto a maioria dos homens da então vila estava fora, no Recife.

Munidas de paus, pedras, água fervente e pimenta, as mulheres criaram trincheiras para dificultar o acesso dos invasores, saindo, assim, vitoriosas. Elas foram lideradas pelas heroínas Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina, tornando-se referência na luta feminina na história de Pernambuco.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter