Logo Folha de Pernambuco

EUA

Republicanos formalizam candidatura de Donald Trump à reeleição

Ele praticamente não teve oposição nas primárias do partido, e repetirá a chapa com seu vice Mike Pence, 61

Donald Trump, presidente dos EUADonald Trump, presidente dos EUA - Foto: Saul Loeb/AFP

O presidente Donald Trump foi confirmado como candidato à reeleição pelo Partido Republicano no começo da tarde desta segunda (24), no primeiro dia da convenção da legenda. Ele obteve o apoio oficial de delegados em quantidade suficiente para garantir sua candidatura, mesmo antes de todos os estados anunciarem seus votos.

A nomeação de Trump, 74, já era dada como certa. Ele praticamente não teve oposição nas primárias do partido, e repetirá a chapa com seu vice Mike Pence, 61, nas eleições marcadas para 3 de novembro. Os republicanos realizam uma convenção presidencial em proporções reduzidas em Charlotte, Carolina do Norte até quinta (27). O partido tem 2.551 delegados, mas, por conta da pandemia, apenas cerca de 300 foram ao encontro.

Assim, o evento foi realizado em um salão, com os participantes sentados distantes uns dos outros. Em anos anteriores, as convenções costumavam reunir milhares de pessoas em arenas esportivas, em clima festivo. O chamado roll call, quando os representantes dos estados anunciam os votos de seus delegados, foi feito com os representantes republicanos em frente a um banner. Eles fizeram discursos breves, nos quais elogiaram suas terras natais. Alguns usaram adereços, como um colar de flores ou um chapéu de caubói.
 


Na semana passada, os democratas fizeram o roll call em formato de vídeos curtos, gravados em lugares variados de cada estado.Trump estava a caminho de Charlotte em meio ao roll call. No Twitter, ele criticou TVs como a CNN por não transmitir ao vivo o evento, e também reclamou da Fox News, que transmite o encontro ao vivo por interromper as falas dos representantes com comentários.

A maioria das TVs dos EUA deverá transmitir a convenção apenas durante a noite, como foi feito na convenção democrata, na semana passada. Mike Pence fez um breve discurso por volta das 12h (13h em Brasília). O vice-presidente fez ataques a Biden e o associou à esquerda radical.

"A agenda deles é de mais impostos, fronteiras abertas, aborto sob demanda e corte de gastos militares", disse Pence à plateia, sob aplausos presenciais. Na convenção democrata, os apoiadores ficaram distantes e interagiram com os líderes por meio de chamadas de vídeo exibidas em telas.

A convenção republicana será realizada até quinta (27), com discursos de membros do partido, ativistas e aliados de Trump. O republicano buscará usar o evento dessa semana para melhorar sua posição nas pesquisas. Levantamento nacional realizado pelo canal ABC e pelo instituto Ipsos divulgado neste domingo (23) mostra que ele tem 32% de chances de vencer o pleito, contra 45% do rival, Joe Biden.

A convenção dará destaque a ativistas que ficaram conhecidos por confrontar manifestantes antirracistas, combater o aborto e desafiar a imprensa, em um sinal de que a aposta de Trump no discurso de confronto e de acenos a grupos radicais segue firme.

A lista traz um casal branco que apontou armas em direção a uma passeata pacífica do movimento negro, alvo frequente do presidente.O destaque a participantes com esse perfil ajuda a desviar o foco da ausência de figuras de peso do partido. Nomes como o ex-presidente George W. Bush se recusam a apoiar o líder americano.

Não estão previstos debates para uma nova plataforma de campanha. A proposta de 2016, centrada no lema "Make America Great Again", será reaproveitada.

Veja a seguir mais detalhes do encontro:
*
Para que serve a convenção?
Para confirmar o candidato republicano à presidente, animar militantes, tentar atrair mais eleitores e estimular doações.

O que muda neste ano?
O encontro tem escala reduzida, com votações e reuniões presenciais. Discursos serão feitos para transmissão online, mas alguns terão plateia.

Todos os presentes terão de fazer testes de Covid-19 e usar aparelhos para registrar seus deslocamentos. Assim, se um participante receber diagnóstico da doença, será possível saber com quem teve contato no evento.

Trump fará o discurso de aceitação da candidatura no jardim da Casa Branca, algo incomum na história do país. Uma lei veta o uso de propriedades federais para fins partidários.

Agenda
Haverá reuniões partidárias ao longo do dia e exibição de discursos e depoimentos à noite, de 20h30 às 23h (21h30 a meia-noite em Brasília)

A chapa republicana
Donald Trump, 74
Nascido em Nova York, tem graduação em economia. Fez fortuna bilionária no ramo imobiliário, a partir dos negócios do pai. Também investiu em áreas diversas, como cassinos, eventos e programas de TV. É presidente dos EUA desde 2017.

Mike Pence, 61
Nascido em Columbus, Indiana, formou-se em direito. Nos anos 1990, atuou como apresentador de rádio e TV. Foi deputado (2001-13) e governador de Indiana (2013-17). É vice-presidente dos EUA desde 2017.

História da convenção
1856 - Primeira convenção republicana
1864 - Realizada em meio à Guerra Civil, incluiu democratas ligados ao lado norte. O democrata Andrew Johnson foi indicado como candidato à vice-presidente, com Abraham Lincoln para presidente
1924 - Cento e vinte mulheres vão ao evento como delegadas, na primeira convenção após a adoção do voto feminino no país
1940 - Primeira convenção transmitida ao vivo pela TV
1976 - Então presidente, Gerald Ford quase perdeu a nomeação para Ronald Reagan. Ford foi derrotado na eleição de 1976, e Reagan, eleito presidente em 1980
2016 - Grandes nomes do partido, como os ex-presidentes George Bush pai e filho e ex-candidatos à Presidência, não vão à convenção, que aponta Trump como candidato

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter