Logo Folha de Pernambuco

Igreja

Restaurada, Igreja de São Pedro reabre para fiéis após o Carnaval

A reforma do templo teve o trabalho de 40 profissionais

Igreja de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São PedroIgreja de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro - Foto: Divulgação/Arquidiocese de Olinda e Recife

Depois de quase três anos fechada para restauração, a Igreja de São Pedro dos Clérigos, que fica no Pátio de São Pedro, no Centro do Recife, foi reaberta esta semana com uma missa. A cerimônia, nessa quarta-feira (8), foi restrita a convidados, mas o templo poderá ser frequentado novamente pelos fiéis depois do Carnaval.

Isso porque, como o Pátio de São Pedro é polo de Carnaval, a igreja será envolta por tapumes para proteção. Após a folia, as missas serão novamente celebradas com a presença do povo.

“É com muita alegria que participamos dessa celebração de ação de graças na reabertura deste templo tão belo depois de alguns anos de restauro e de conservação desse cartão postal da cidade do Recife”, disse o arcebispo emérito de Vitória da Conquista e vigário geral de Olinda e Recife, dom Luís Pepeu.

A reforma do templo teve o trabalho de 40 profissionais, liderados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), com supervisão da Comissão das Irmandades da Arquidiocese de Olinda e Recife.

“Temos a alegria de devolver essa igreja ao povo do Recife. A Irmandade de São Pedro dos Clérigos se alegra com esse momento histórico, onde a igreja reabre de uma forma totalmente diferente, com cores douradas que remetem à origem da construção”, comemora o padre Paulo Dutra, presidente da comissão arquidiocesana.

“Aqui, a gente tem uma marca forte do barroco brasileiro do século XVIII. Eu diria que não é só um patrimônio para o Recife, é um patrimônio para o Brasil e para além do Brasil”, disse o prefeito da capital pernambucana, João Campos, que ainda citou a necessidade de cuidado com a preservação do templo. “A gente parabeniza todos os envolvidos”.

A igreja de estilo barroco, erguida no século XVIII e tombada pelo Iphan em 1985, recebeu o título de Concatedral. Junto com a Catedral de Olinda, que é dedicada ao Santíssimo Salvador, a concatedral de São Pedro dos Clérigos possui a cátedra, uma cadeira somente usada pelo bispo da Arquidiocese.
 

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter