Restaurante popular é reinaugurado em novo endereço no Recife e terá biometria
Equipamento continua no Bairro de Santo Amaro, mas capacidade de atendimento aumentou
Com a presença do prefeito João Campos, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas reinaugurou, nesta segunda-feira (2), o Restaurante Popular Naíde Teodósio. A casa continua no Bairro de Santo Amaro, mas agora em um novo endereço, com mais espaço.
O restaurante está, agora, na Rua Afonso Costa, número 212 C, com capacidade para ofertar 750 almoços diariamente, das 11h às 14h. O novo endereço é mais central e viabiliza uma melhor organização das filas, separadas em prioritária e não prioritária.
A entrada do restaurante será via catraca e reconhecimento facial, além de espaço para recepção e sala para cadastramento e atendimento dos usuários. Mais amplo, o refeitório pode acomodar até 72 pessoas conforme orientação da Vigilância Sanitária.
"São 750 refeições diárias que serão doadas para pessoas que estão em situação de rua, todos cadastrados, com entrada com biometria para acessar o restaurante para a gente garantir que quem mais precisa na cidade vai ter o nosso acolhimento”, disse João Campos.
Em dezembro de 2019, a Prefeitura do Recife inaugurou dois restaurantes populares: o Naíde Teodósio, no bairro de Santo Amaro, e o Josué de Castro, no bairro de São José.
O objetivo do serviço é oferecer refeições gratuitas para a população que vive em vulnerabilidade social e insegurança alimentar, em especial às pessoas em situação de rua.
Juntos, os equipamentos têm capacidade para ofertar até 1,7 mil refeições todos os dias, sendo 1,5 mil almoços e 200 jantares, ambos funcionando das 11h às 14h, e o Josué de Castro funcionando também das 18h às 20h.
Em meados de abril de 2020, o funcionamento do Restaurante Naíde Teodósio foi suspenso por orientação da Vigilância Sanitária devido à pandemia da Covid-19.
Dessa forma, o Restaurante Popular Josué de Castro absorveu a capacidade máxima das refeições, que passaram a ser distribuídas no formato de quentinhas.
Paralelamente, equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) iniciaram a distribuição itinerante de refeições nas áreas mais descentralizadas na cidade.
Para ter acesso aos restaurantes, o usuário precisa ser atendido pelos serviços da Assistência Social do Recife. O acompanhamento é comprovado na entrada, após a identificação.
Caso a pessoa ainda não tenha cadastro junto aos serviços socioassistenciais, a partir daquele momento ela passa a ser acompanhada.