Restaurantes, bares e lanchonetes de Fernando de Noronha poderão reabrir nesta sexta-feira
A ilha notificou apenas um paciente ainda com a Covid-19 no último boletim
Após obedecer medidas rígidas de isolamento, que incluiram até o fechamento do aeroporto, Fernando de Noronha se aproxima da normalidade. A ilha registrou, no boletim desta quinta-feira (25), apenas um caso ativo da Covid-19. Por conta desta expressiva redução nos casos, a quarentena está sendo flexibilizada no local. Nesta sexta-feira (26), bares, restaurantes e lanchonetes poderão reabrir na ilha. Mesmo com a capacidade reduzida a 50% das mesas e cadeiras disponibilizadas e com protocolos rígidos de sanitização, os setores retomam as atividades.
Em Fernando de Noronha já foram flexibilizados o uso da praia, o comércio varejista, salões de beleza, construção civil, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia. Álém dos serviços, celebrações religiosas e atividades esportivas em equipe também voltaram a ser permitidas. Ainda estão proibidas aglomerações com mais de cinco pessoas.
Leia também
• Noronha identifica mais seis casos assintomáticos da Covid-19
• Noronha não regista novos casos de Covid-19 e flexibiliza atividades
• Noronha convida setor turístico para organizar a reabertura da Ilha
Noronha registrou ao todo 70 casos do novo coronavírus, sendo 28 confirmados durante a pandemia e os demais, identificados pela pesquisa epidemiológica que segue em curso. O estudo epidemiológico realizado vai avaliar a circulação do vírus na ilha pelo período de um ano, com 900 moradores. A testagem dos selecionados servirá como base para garantir um acompanhamento da doença em Fernando de Noronha.
Moradores que foram retirados da ilha no período de quarentena rígida já começaram a voltar. No sábado (27), 38 nomes voltam para a vida cotidiana de Noronha. Todos apresentando exames com resultado negativo para confirmar o embarque. O retorno está acontecendo em etapas, para diminuir o risco da entrada de pessoas contaminadas na ilha. Para garantir a volta para casa, é necessário que os moradores façam um cadastro na Assistência Social do arquipélago. A Administração, junto com o conselho distrital da ilha, organizará os grupos para cada voo de acordo com as prioridades e entrará em contato informando a data do retorno de cada um. Na chegada à Noronha, todos ficam isolados em pousadas até que saia o resultado de um segundo exame, realizado na ilha. Os números para os moradores entrarem em contato com a assistência social são: (81) 9 9488 3167 / 9 8494 0311 / 9 8494 0307 / 9 9488 3165 / 9 9488 4367 / 9 9488 4367.