Resultado do Sisu será divulgado nesta terça (22); professores e alunos falam sobre expectativa
Candidatos concorrem às vagas de instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio
O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta terça-feira (22), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022, processo seletivo pelo qual estudantes concorrem às vagas de instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O horário de publicação do resultado não foi confirmado pelo órgão.
Nesta primeira chamada do programa, são disponibilizadas, em âmbito nacional, 222 mil vagas, divididas em 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ofertará 7.012 vagas para ingresso em 105 cursos de graduação nos campi Recife (5.522 vagas), Caruaru (1.060 vagas) e Vitória (430 vagas).
A estudante Laysa Haddarany, de 18 anos, mora em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e está na expectativa pelo resultado. Ela colocou como primeira opção o curso de Engenharia Ambiental na Universidade Fedreal Rural de Pernambuco (UFRPE) e, como segunda, o de Engenharia Biomédica, na UFPE.
“É muita ansiedade. A minha nota de redação foi muito boa, o que deixou minha média alta. Eu me inscrevi no primeiro dia no Sisu e fiquei acompanhando, a cada meia-noite que dava eu acordava e ficava um tempão, fazia as mudanças, testava outras concorrências, para ver qual é a minha posição em cada curso, para no último dia eu já conseguir deixar a opção fixa, sem uma zona de risco, e ficar mais segura”, contou.
O Sisu permite que os candidatos indiquem duas opções de graduação e, até o último dia das inscrições, que este ano encerrou no dia 18 deste mês, verifiquem a nota de corte do curso e a quantidade de inscritos, podendo, assim, analisar a possibilidade de preencher a vaga.
Leia também
• Seleção do Prouni vai considerar nota das duas últimas edições do Enem
• Ansiedade pós-Enem? Saiba quando é normal
• Vestibular Solidário da UFPE abre inscrições gratuitas
O estudante Tiago Santana, de 16 anos, mora em Caruaru e também está na expectativa pelo resultado. “Por acompanhar o sistema, você já tem meio que uma noção de como você vai ficar a sua posição mas é impossível você não ter nenhum tipo de ansiedade, não ficar nervoso. Eu estou aqui com o coração pela boca esperando o resultado”. Ele pretende ingressar no curso de Medicina e inscreveu, como primeira e segunda opções, respectivamente, a graduação no campus Caruaru da UFPE e no campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE).
A professora Joyce Freitas, que ensina língua portuguesa na Escola Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano, destaca que a ansiedade é comum entre os estudantes. “Para os alunos que tiraram boas notas, vejo que as expectativas são as melhores possíveis. Já para aqueles que obtiveram uma nota mediana ou que fique muito próxima da nota de corte, há sempre aquele frio na barriga para saber se é suficiente ou não.”
O professor Antônio Lorena, que leciona Física no Colégio Motivo, reforça o pensamento. “Os alunos estão com um nível de ansiedade muito grande. Muitos já viram que estavam dentro das colocações, mas ainda têm aquela incerteza: será que eu vou entrar? Será que é isso mesmo? Para outros que não estavam dentro das vagas, gera aquela esperança: será que eu consigo? Eu tenho alunos que nem estão dormindo direito”, contou.
A psicóloga Gislayne Rosário explica que é importante que os estudantes consigam se distrair enquanto aguardam o resultado e compreendam que, mesmo que não seja positivo, outras oportunidades virão. “É normal essa ansiedade, até porque é um momento de grande expectativa, um momento que esses estudantes se preparam durante muito tempo. Mas essa é uma nota que não define você enquanto pessoa, se não for chamado agora, se não conseguir entrar de primeira, é estudar de novo, se dedicar e tentar de novo”, frisou.
Para quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso, há nova chance ainda este ano. O candidato poderá participar da lista de espera, indicando o interesse de 22 de fevereiro a 8 de março, na página do Sisu. As eventuais chamadas seguintes são de responsabilidade de cada instituição de ensino.