Logo Folha de Pernambuco

DESLOCAMENTO

Retirada de estrangeiros de Gaza deve durar duas semanas, diz embaixador do Brasil no Egito

Diplomata acredita que cidadãos nacionais devem ser autorizados a sair de Gaza até sexta-feira

Pessoas cruzam fronteira de Gaza com o EgitoPessoas cruzam fronteira de Gaza com o Egito - Foto: Mohammed Abed / AFP

O embaixador do Brasil no Egito, Paulino de Carvalho Neto, disse que o processo de retirada de todos os estrangeiros que estão na Faixa de Gaza e tentam sair da área de conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas deve durar duas semanas. Ele relatou ter ouvido essa estimativa de autoridades egípcias, tento em vista que a previsão é de passagem de até 500 pessoas por dia na fronteira.

— A expectativa egípcia é que o processo dure duas semanas, porque disseram que não há como tirar mais de 500 pessoas por dia da zona de guerra. Podemos receber um telefonema a qualquer momento dizendo que os nacionais do países A, B e C podem sair — afirmou o diplomata.

Desde o início da crise no Oriente Médio, milhares de estrangeiros, incluindo cerca de 30 cidadãos do Brasil, esperam a abertura da fronteira de Gaza com o Egito para serem repatriados. Nesta quarta-feira, o posto foi aberto para nacionais Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca, além de funcionários da Cruz Vermelha e ONGs e palestinos gravemente feridos. Os brasileiros ficaram de fora.

— Existe a expectativa de uma nova lista com brasileiros sair até sexta-feira, mas não sei se ela poderá ser cumprida — afirmou o embaixador.

Segundo o diplomata, a retirada de brasileiros não depende do Brasil, e sim de autoridades israelenses e egípcias. Carvalho lembrou que também estão na mesma situação de cidadãos do mundo inteiro, como chineses, americanos e noruegueses.

Enquanto os brasileiros aguardam uma saída em Gaza, outro grupo de 32 nacionais, que estavam na Cisjordânia foram resgatados pelo governo federal, nesta quarta-feira. São 12 homens, 9 mulheres e 11 crianças que desembarcam no Brasil nesta quinta-feira.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter