Reunião de emergência da Otan por ofensiva russa contra a Ucrânia
Depois da reunião de emergência, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, oferecerá uma entrevista coletiva, prevista para as 11h30 GMT (8h30 de Brasília)
Leia também
• Estados Unidos e países da Europa entre as nações que condenam ataques russos à Ucrânia
Os embaixadores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realizarão uma reunião de emergência nesta quinta-feira (24) para discutir o ataque russo à Ucrânia, informou um funcionário da aliança à AFP.
"Podemos confirmar que o Conselho do Atlântico Norte (o conselho de embaixadores) realizará uma reunião de emergência esta manhã (quinta-feira)", declarou a fonte.
Depois da reunião de emergência, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, oferecerá uma entrevista coletiva, prevista para as 11h30 GMT (8h30 de Brasília).
Na madrugada desta quinta-feira, Stoltenberg condenou a operação militar russa na Ucrânia, que definiu como um "ataque irresponsável e não provocado, que coloca em risco muitas vidas civis".
"Mais uma vez, apesar de nossas repetidas advertências e esforços incansáveis para um compromisso na diplomacia, a Rússia escolheu o caminho da agressão contra um país independente e soberano", acrescentou.
Stoltenberg considerou que o ataque representa "uma grave violação do direito internacional e uma séria ameaça à segurança euro-atlântica". Ele pediu à Rússia que interrompa as ações militares imediatamente e respeite a soberania e a integridade territorial da Ucrânia.
Também disse que a Otan "fará tudo o que for necessário para proteger e defender todos os aliados".