Logo Folha de Pernambuco

Mundo

"Revolução pacífica" está em curso em Belarus, afirma líder opositora

"Meu país está em crise", declarou Svetlana Tikhanovskaya, que citou as detenções, desaparecimentos e mortes de manifestantes

Candidata da oposição Svetlana TikhanovskayaCandidata da oposição Svetlana Tikhanovskaya - Foto: SERGEI GAPON / AFP

A opositora bielorrussa Svetlana Tikhanovskaya declarou nesta terça-feira ao Parlamento Europeu que Belarus é cenário de uma "revolução pacífica". "Somos uma maioria agora. Uma revolução pacífica está em curso. Não é uma revolução geopolítica (...) é uma revolução democrática", afirmou por videoconferência durante uma reunião com membros do Parlamento Europeu.

Tikhanovskaya rebateu os termos "pró-Rússia ou anti-Rússia" e "pró ou anti-UE" sobre os protestos, no momento em que o presidente Alexander Lukashenko se esforça para apresentar a mobilização nas ruas como um complô ocidental contra a esfera de influência russa. "Meu país está em crise", declarou a opositora, que citou as detenções, desaparecimentos e mortes de manifestantes "no meio da Europa".

Svetlana Tikhanovskaya afirmou que a manifestação de 23 de agosto em Minsk foi a "maior da história de Belarus" e destacou que as "tentativas de repressão violenta não dissuadiram, apenas reforçaram a resolução da nação.

No domingo, quase 100.000 pessoas saíram às ruas da capital, como já havia acontecido em 16 de agosto. O movimento de protesto começou com o anúncio dos resultados da eleição presidencial de 9 de agosto, que apontaram a vitória de Lukashenko com 80% dos votos e foram considerados fraudulentos.

Veja também

Na Alemanha, Scholz pode buscar 2º mandato como chanceler após ministro descartar disputa
EUROPA

Na Alemanha, Scholz pode buscar 2º mandato como chanceler após ministro descartar disputa

BR-232: idoso morre e outras quatro pessoas ficam feridas após carro capotar em Vitória
Vitória de Santo Antão

Idoso morre e outras quatro pessoas ficam feridas após carro capotar na BR-232

Newsletter