México

Riacho transborda e deixa sete mortos e nove desaparecidos no México

As chuvas foram particularmente intensas na serra de San Juan Cacoma

Bandeira do MéxicoBandeira do México - Foto: Reprodução/Internet

Pelo menos sete pessoas morreram e nove estão desaparecidas após um riacho nesta segunda-feira (25) no estado mexicano de Jalisco (oeste), informaram autoridades locais de proteção civil.

Depois das intensas chuvas registradas durante a madrugada nesta região com costa bo Pacífico, o riacho El Cangrejo saiu do seu curso, afetando comunidades do município de Autlán, de aproximadamente 60.000 habitantes.

"É um número preliminar, há nove pessoas desaparecidas e sete mortos. A chuva começou a cair por volta das cinco da manhã (8h, no horário de Brasília) e (prolongou-se) até as sete", revelou à AFP Juan Ignacio Arroyo Verástegui, diretor de Proteção Civil e Bombeiros e Autlán.

As chuvas foram particularmente intensas na serra de San Juan Cacoma, onde se formou uma forte enxurrada que arrastou lama e madeira queimada, provocando o transbordamento do riacho na altura da comunidade de El Jacolote.

Os corpos das vítimas foram localizados nessa comunidade e em outra região a aproximadamente seis quilômetros de distância, para onde a enxurrada os arrastou.

Imagens da Defesa Civil municipal mostram a torrente furiosa arrastando galhos, árvores e detritos.

O funcionário explicou que o desmatamento e um incêndio registrado em junho passado causaram graves efeitos nesta região florestal, o que pode ter contribuído para que o riacho transbordasse.

Cem agentes de diversos órgãos foram enviados à região para tentar localizar os desaparecidos.

Veja também

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo
FRANÇA

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Newsletter