Estados Unidos

Ridicularizar Trump, a nova aposta de Biden

O democrata abandonou a estratégia "Voldemort", o bruxo malvado da série de filmes Harry Potter, cujo nome nunca deve ser mencionado

Biden ridiculariza Trump e assume isso como estratégia Biden ridiculariza Trump e assume isso como estratégia  - Foto: Andrew Caballero, Joseph Prezioso/AFP

Se há uma coisa que Donald Trump odeia é ser ridicularizado.

Joe Biden sabe disso. E depois de ter tratado durante muito tempo o seu grande rival com desprezo, agora zomba dele abertamente.

No sábado, em Seattle (noroeste), o presidente democrata não pensou duas vezes.

Lembrou que durante a pandemia de Covid-19, o seu antecessor e rival republicano nas eleições de novembro tinha consternado os cientistas ao sugerir que o vírus fosse combatido através de injeções com desinfetante.

“Ele disse: ‘Injete um pouco de água sanitária em seu braço’.” “Pena que você não” seguiu seu próprio conselho, disse Biden rindo.

Não é a primeira vez que o democrata de 81 anos brinca com declarações inusitadas de Trump.

“Ele falhou, tudo foi para o cabelo dele!”, disse o presidente americano no final de abril perante os sindicalistas, sobre a peruca loira da qual o magnata de 77 anos tanto se orgulha.

O contraste é evidente com a abordagem há muito adotada por Joe Biden, que se recusou até mesmo a nomear o seu grande rival, a quem mencionou como “o cara de antes” ou “o ex-presidente”.

O democrata abandonou a estratégia “Voldemort”, o bruxo malvado da série de filmes Harry Potter, cujo nome nunca deve ser mencionado.

"Don, o dorminhoco"
A equipe de campanha de Biden reconhece que o desafio até novembro será atrair a atenção.

Trump faz isso com declarações contundentes, e o presidente americano espera usar piadas para abordar questões sérias como a defesa da democracia, o direito ao aborto ou a economia.

Biden tenta usar as armas favoritas de seu adversário, ou seja, apelidos ofensivos e ataques pessoais.

Chamado de "Sleepy Joe" (Joe Dorminhoco) pelo republicano, o presidente retribuiu o adjetivo após alguns observadores comentarem que Trump parecia dormir durante o julgamento em Nova York por supostos pagamentos ocultos a uma ex-atriz pornô.

“Por favor, façam menos barulho porque Donald Trump está dormindo”, disse Biden aos seus apoiadores na sexta-feira em Seattle.

O democrata se refere frequentemente às dificuldades financeiras de seu rival ou, ironicamente, à “Semana Tempestuosa” do republicano: um jogo de palavras com o nome da ex-atriz Stormy Daniels.

Durante o jantar de gala dos jornalistas na Casa Branca, no final de abril, o presidente também declarou: “As eleições de 2024 estão a todo vapor e sim, a idade é um problema”, antes de acrescentar: “Sou um adulto competindo contra uma criança de seis anos".

Veja também

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Newsletter