Rio de Janeiro tem 5 das 10 atrações do Brasil mais buscadas por turistas no exterior; veja ranking
Número de buscas pela Pedra do Sal foi o que mais cresceu no país, com 75% de aumento na procura
O Rio tem cinco das 10 atrações mais cobiçadas pelos turistas estrangeiros que querem conhecer o Brasil. O ranking foi divulgado na 6ª edição da revista eletrônica Tendências do Turismo, elaborada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur, divulgada na última semana. Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Maracanã, Parque Lage e Museu do Amanhã são os pontos mais buscados por visitantes de fora. A Pedra do Sal, mesmo sem aparecer no ranking oficial, foi o atrativo que mais teve aumento de buscas em todo o país.
A revista eletrônica reúne uma série de artigos e publicações de portais de notícias e consultorias reconhecidas internacionalmente no setor, e faz análises com as principais tendências de viagens do ano. O mapeamento dos dez locais foi feito com análises de dados da Similarweb, uma ferramenta analítica que mede o tráfego gerado para páginas da internet e aplicativos digitais.
Leia também
• Receita Nominal das Atividades Turísticas em Pernambuco cresce 7,4% em janeiro, aponta IBGE
• Cristo Redentor reabre ao público depois de morte de turista
• Turismo em São Paulo deverá gerar R$ 340 bilhões neste ano
— A partir desses dados, a gente pode ampliar a percepção do turismo no Brasil e no Rio de Janeiro. A revista traz informações preciosas, de lugares que não são óbvios para a preferência do turista. O baile charme de Madureira tem sempre um turista estrangeiro, um ensaio de escola de samba, a ponta da Praia do Leme, toda a região ali da Pequena África, a Feira das Yabás. A gente percebe outro circuito não oficial do turismo sendo buscado — afirma Freixo, que completa com um point ainda mais inusitado da cidade:
— Até na "pobreta da Urca", aquela parte mais popular da Mureta, tem turista estrangeiro. O Rio é uma cidade muito forte pro turismo de imersão. É uma cidade que você tem tudo ali, natureza, cultura, gastronomia e vida social - aponta o presidente da Embratur.
Outros índices também foram divulgados, como o Rio sendo o melhor destino de inverno para nômades digitais. A cidade ficou na frente de Bangkok, na Tailândia, e Buenos Aires, na Argentina. Entre os fatores analisados, estão a temperatura ambiente, a qualidade da internet e os custos de vida.
A revista é fruto de uma curadoria que inclui publicações que têm destaque no setor e de consultorias reconhecidas. Este é o segundo ano consecutivo em que o material é coletado e divulgado pelos órgãos federais.
Veja o ranking
Cristo Redentor - RJ: 175,7 mil buscas
Cataratas do Iguaçu - PR: 50 mil buscas
Pão de Açúcar - RJ: 43,9 mil buscas
Lençóis Maranhenses - MA: 12,3 mil buscas
Maracanã - RJ: 12 mil buscas
Chapada Diamantina - BA: 11,5 mil buscas
Parque Lage - RJ: 6,9 mil buscas
Museu do Amanhã - RJ: 6,3 mil buscas
Pelourinho - BA: 5,9 mil buscas
Avenida Paulista - SP: 5 mil buscas