BRASIL

Rio de Janeiro tem manhã com intenso confronto entre criminosos; ônibus e carros são incendiados

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo nos veículos. A Polícia Militar reforça o policiamento na região

Ônibus é incendiado em confronto entre criminosos em CaxiasÔnibus é incendiado em confronto entre criminosos em Caxias - Foto: Reprodução

Moradores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, acordaram com uma intensa troca de tiros nesta quinta-feira. Segundo relatos, o confronto era entre criminosos rivais. Ao menos dois ônibus e um carro foram incendiados na comunidade Pantanal. O Corpo de Bombeiros foi acionado e Polícia Militar está na região para coibir a ação. Segundo a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), apenas este ano, 12 coletivos foram incendiados no município.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência de fogo em veículos na Rua Eça de Queiroz e na Rua Soares D. Andreia, ambas no bairro Pantanal.

Em nota, a Semove, entidade que representa 184 empresas de ônibus em todo o Estado, afirmou repudiar os ataques criminosos ao sistema de transporte público, que impactam diretamente a mobilidade urbana do Rio de Janeiro.

Apenas na manhã desta quinta-feira, segundo a federação, dois ônibus da Transportes Santo Antônio, das linhas 499 (Parque São José — Caxias) e 15 (Pantanal — Caxias), foram incendiados na região de Gramacho. Com estes, chega a 22 o número de veículos destruídos somente este ano, sendo 12 em Duque de Caxias. Os dois coletivos eram novos e haviam entrado em operação há poucos dias.
 

A Semove afirmou, ainda, que — nos últimos dez anos — foram inutilizados 262 ônibus devido a incêndios criminosos. “A inexistência de seguro para este tipo de crime atrapalha o investimento na renovação da frota e prejudica diretamente a população. O custo para reposição dos veículos incendiados desde 2014 soma, em valores atuais, pouco mais de R$ 209 milhões. Em 2023, o número chega a R$ 17 milhões. É importante destacar que um ônibus incendiado deixa de transportar cerca de 70 mil passageiros em seis meses, tempo mínimo para haver a reposição de um veículo no sistema de transporte”, diz trecho.

O policiamento na região da comunidade do Pantanal segue reforçado por equipes do 15° BPM (Duque de Caxias).

Veja também

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres
Irã

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres

Líder do Hamas diz que grupo está preparado para "uma longa guerra de atrito" com Israel em Gaza
Guerra

Líder do Hamas diz que grupo está preparado para "uma longa guerra de atrito" com Israel em Gaza

Newsletter