Rio Grande do Sul confirma caso de infecção pela variante ômicron
Segundo a Secretaria de Saúde do estado, era uma mulher que havia retornado de uma viagem à Africa do Sul
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira (3), um caso de infecção pela nova variante ômicron. De acordo com a pasta, a mulher, residente em Santa Cruz do Sul, voltou de viagem à África do Sul na semana passada.
Ela já havia tomado as duas doses da vacina e apresentou febre. A paciente está em isolamento domiciliar e é acompanhada pela vigilância em saúde do município. Pessoas próximas a ela também serão testadas.
Diante da confirmação da nova variante no estado, a secretaria reforçou a necessidade de as pessoas investirem, cada vez mais, em cuidados básicos, sobretudo o uso de máscara e o distanciamento adequado. A orientação é que quem ainda não se vacinou ou esteja com alguma dose pendente procure as unidades de saúde para atualizar a situação.
Leia também
• México confirma primeiro caso de variante ômicron da Covid-19
• Pernambuco registra sete mortes e 336 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h
• Doses de reforço das vacinas anticovid oferecem níveis diferentes de proteção
Dados da pasta mostram que, até esta sexta-feira, 842 mil pessoas no Rio Grande do Sul estavam com a segunda dose em atraso e 721 mil com a dose de reforço atrasada.
Outros casos
Além do caso no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já confirmou cinco casos de infecção pela variante ômicron no país, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal. Os pacientes estão isolados e a maioria está assintomática.