Rio Guaíba atinge cota de inundação em Porto Alegre; chuvas deixam quatro mortos no RS
Prefeitura da capital gaúcha fecha comportas do sistema de contenção de enchentes; veja vídeo
O Rio Guaíba atingiu, nesta segunda-feira (20), sua cota de transbordamento no centro histórico de Porto Alegre. O nível do curso d'água chegou a três metros. Acima desse patamar ocorrem inundações. Com a elevação, a Prefeitura fechar as comportas do sistema de contenção de enchentes. As chuvas na última semana já deixaram quatro mortos no Rio Grande do Sul.
A cota de inundação foi atingida conforme medição da Rede Hidrometeorológica Nacional. Na noite de domingo, a elevação do nível do Guaíba atingiu 2,67 metros, no Cais Mauá. Na manhã desta segunda-feira, a água já começa a invadir a calçada no mesmo local.
AGORA | Imagens agora das 8h da manhã, com o Guaíba ainda mais alto, mostram água começando a acumular no Cais Central de Porto Alegre. @fernao_berthold pic.twitter.com/VXFgRIceO2
— MetSul Meteorologia (@metsul) November 20, 2023
A rápida elevação do nível do Rio Guaíba deve-se a vazão das cheias dos Rios Taquari e Caí. Ambos passam por cheias de grandes proporções em razão das fortes chuvas nos últimos dias no Rio Grande do Sul.
Leia também
• Novos temporais matam quatro pessoas no Rio Grande do Sul
• Fortes chuvas na região sul deixam pelo menos seis mortos e 1.600 tiveram que deixar suas casas
Cinco comportas devem ser fechadas na região do Cais Mauá, em Porto Alegre, de acordo com a GZH. O sistema possui, ao todo, 14 portões. Desse total, oito ficam abertos e outros seis fechados permanentemente. O fechamento ocorre em momentos de alerta e serve para evitar o alagamento da cidade.
Mortes pelas chuvas
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde quarta-feira deixaram quatro mortos, até o momento. Há ainda 63 pessoas feridas, 2.653 desabrigadas e 7.527 desalojadas. Mais de 194 mil foram afetadas, direta ou indiretamente.
Uma das vítimas é a fisioterapeuta Isabeli Soardi, de 26 anos. A jovem não resistiu aos ferimentos após ser atingida por uma estrutura de alvenaria de um complexo esportivo que desabou durante temporal na cidade gaúcha de Giruá, na noite desta quarta-feira.
As outras vítimas fatais foram de duas mulheres, soterradas em sua residência em Gramado, e de um homem, que tentou atravessar as águas com seu carro e foi arrastado em Vila Flores.