Rio pode bater novo recorde de calor no sábado com previsão de temporal para o fim de semana
Aumento de temperatura e chance de chuva forte ocorrem devido à aproximação e passagem de frente fria
A possibilidade de um refresco no Rio está perto, mas antes o calor ainda deve aumentar. O calorão vai ganhar força por conta da aproximação e da passagem de uma frente fria, o que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode levar a um novo recorde na capital, com chance de máxima de 42 graus no sábado (18). Para o mesmo dia a previsão é de aumento no risco de temporais, com muita chuva e ventania, que pode se estender até domingo (19).
O país sofre com a onda de calor mais recente, iniciada no último dia 8. Os efeitos são sentidos também no estado do Rio de Janeiro. Segundo o Inmet, temperaturas acima dos 40 graus foram registradas em diversos municípios para além da capital, como em Seropédica e Duque de Caxias, na Baixada; e em Cambuci, Campos dos Goytacazes e Macaé, no Norte e Noroeste Fluminense, e Três Rios, no Centro-sul.
Diferente do que tem sido registrado até agora, com pancadas de chuva isoladas, na cidade do Rio, a partir da tarde de sábado há condições para temporais. A chuva deve continuar no domingo e na segunda-feira, com volumes que podem superar os 50 mm no período.
De acordo com um boletim especial emitido pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), há chance de temporais em quase todo o estado. Em algumas áreas, os volumes de chuva podem superar 100 mm. A previsão também é de rajadas de vento, que podem de variar de moderado a forte (entre 60 km/h a 80 km/h), na noite de sábado.
Leia também
• Veja como Pernambuco pode ser afetado por onda de calor e confira cuidados que devem ser tomados
• Cachorro deita em isopor para aliviar o calor; saiba outras formas de resfriar seu pet
• Calor intenso: número de mortes de idosos aumentou 85% nas últimas três décadas
Chance de novo recorde
Para este sábado, é esperada temperatura máxima de 42 graus, segundo o Inmet, para a cidade do Rio. Nesta quinta-feira, a estação meteorológica do órgão na Marambaia fez o registro mais alto do ano no município, até o momento, de 40,6 graus, ultrapassando o recorde até então, que era na Vila Militar, no último domingo, de 40,4 graus.
Para o Alerta Rio, sistema da prefeitura da capital que opera com outras estações meteorológicas, o recorde do ano na cidade também foi batido nesta quinta-feira, no entanto, foi registrado em Guaratiba, na Zona Oeste, com 42,6 graus.
A previsão é de que com a frente fria, os dias de calor estejam contados no estado. Veja como serão os próximos dias, segundo o Inmet:
Sexta-feira, dia 17: sol e aumento de nuvens de manhã; pancadas de chuva à tarde. Máxima de 40 graus e mínima de 23 graus.
Sábado, dia 18: sol e aumento de nuvens de manhã; pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 42 graus e mínima de 23 graus.
Domingo, dia 19: sol com muitas nuvens durante o dia; períodos de céu nublado, com chuva a qualquer hora. Máxima de 30 graus e mínima de 22 graus.
Segunda-feira, dia 20: sol com muitas nuvens durante o dia; períodos de céu nublado, com chuva a qualquer hora. Máxima de 28 graus e mínima de 22 graus.
Terça-feira, dia 21: sol com muitas nuvens; pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 31 graus e mínima de 21 graus.