Logo Folha de Pernambuco

clima

Rio tem sensação térmica de 52,7 graus nesta segunda-feira (13)

Registro foi no bairro de Guaratiba, que no mesmo horário registrou a máxima da cidade, até o momento, de 36,4 graus

Calor no Rio de JaneiroCalor no Rio de Janeiro - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ainda nem é verão. Mas Fernanda Abreu já pode atualizar seu hit. Até as 8h30 desta segunda-feira (13), o Rio teve um registro de sensação térmica de 52,7 graus, feito em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, informou o Alerta Rio, sistema da prefeitura. Foi nesse horário, no mesmo bairro, que já teve também a marcação mais alta, até o momento, de 36,4 graus de máxima.

A nova sensação térmica ultrapassa a do domingo (12), que chegou a 50,5 graus. Para esta segunda-feira, segundo o Alerta Rio, a máxima prevista é de 41 graus. Desde as primeiras horas da manhã, o calor intenso pôde ser sentido em diversos pontos da cidade.

O Rio de Janeiro é um dos estados do Brasil atingidos pela onda de calor que colocou em alerta as regiões Centro-Oeste e Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, esse fenômeno é causado pelo El Niño, o que deve ocasionar mais ondas de calor até o ano que vem. Apesar disso, os cariocas devem ter um alento no meio da semana, com a chegada de uma frente fria. Para hoje, no entanto, os termômetros permanecem na casa dos 40 graus.

"Bastante atenção: serão dias de extremos. Quarta, quinta e sexta terão chuva, mas o calor pode condicionar tempestades, inclusive com queda de granizo" pontua Andrea.

Já a umidade relativa do ar pode apresentar valores entre 12% e 20% durante a tarde de hoje, quando os índices adequados à saúde humana são de 60%. Ontem a cidade registrou 24,3%.

Veja também

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento
COP29

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído
INCÊNDIO

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído

Newsletter