Rio ultrapassa máxima de 40°C pelo segundo dia seguido e tem sensação térmica de 48,9°C hoje (19)
Cidade permanece com classificação de Nível 3 de Calor desde sexta-feira devido às altas temperaturas
A cidade do Rio prometia mais um dia de calorão, e entregou. Às 16h deste domingo, o índice de calor — ou sensação térmica — chegou à marca da 48,9°C, informou o Centro e Operações Rio (COR) em seu balanço diário. Pela manhã, a previsão de máxima para este dia era de 41°C, marca atingida às 15h na Zona Norte, na estação Irajá, do sistema Alerta Rio, da prefeitura. A mínima registrada foi de 21,2°C à 1h na estação Forte de Copacabana, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
"O índice de calor é um cálculo realizado com variáveis meteorológicas medidas, para quantificação da temperatura que o corpo humano sente, de forma generalizada", explica o COR. Para a cidade do Rio, são consideras a temperatura do ar e a umidade relativa para este cálculo. Ele é feito a partir dos máximos Índices de Calor das estações Irajá, Jardim Botânico, Barra/Riocentro, Guaratiba, Santa Cruz, Alto da Boa Vista e São Cristóvão:
Desde a última sexta-feira a cidade está com classificação de Nível 3 de Calor — de uma escala de cinco —, informou o Centro de Operações Rio (COR). O NC3 caracteriza-se quando há registro de índices de calor alto (de 36 graus a 40 graus) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. O dia mais quente do verão, até agora, foi ontem, sábado, quando a máxima registrada chegou a 41,5ºC, também em Irajá. Neste domingo foi o segundo dia consecutivo que a cidade marcou 41 graus ou mais.
Leia também
• Rio Open confirma presença do tenista João Fonseca, sensação no Australian Open
• Rio e Niterói entregam ao COB dossiê de candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031
• Estado do Rio tem 810 casos de dengue nas primeiras semanas do ano
Estão previstos, ainda hoje, aumento de nebulosidade na cidade do Rio de Janeiro, e devido ao calor e a disponibilidade de umidade, pancadas de chuva isoladas e rápidas entre o final do período da tarde e o início da noite. Os ventos estarão moderados.
Cuidados com a saúde
Em períodos quentes, em especial com dias seguidos, é necessário redobrar o cuidado com a saúde. O reforço na hidratação e evitar se expor ao sol nos períodos de maior temperatura são fundamentais. Cada faixa etária precisa de atenção diferenciada, como os bebês, destaca a Secretaria municipal de Saúde nas redes sociais.
Confira recomendações para enfrentar o calor
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
- Utilize roupas leves e frescas;
- Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde.
- A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
- Proteja as crianças com chapéu de abas;
- Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.
Tempo nos próximos dias no Rio
O Alerta Rio prevê para os próximos dias mais tempo quente na capital fluminense. Na segunda-feira, feriado do padroeiro São Sebastião, e na terça, o calor e a atuação de áreas de instabilidade no oceano influenciarão o tempo no Rio. A nebulosidade estará variada e há previsão de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados. Na segunda, mínima de 22°C e máxima de 41°C. Na terça, mínima de 25°C e máxima de 42°C.
Na quarta-feira, com a passagem de uma frente fria em alto mar, haverá aumento de nebulosidade ao longo do dia e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. A tendência é de declínio nos termômetros, com mínima de 23°C e máxima de 38°C.
Na quinta-feira, o transporte de umidade do oceano em direção ao continente manterá a previsão de chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer hora do dia. Os ventos estarão fracos a moderados. A temperatura deve se manter, com mínima de 20°C e máxima de 36°C.