DEVOÇÃO

Rito de adoração à Santa Cruz reúne fiéis na Catedral da Sé, em Olinda, para celebrar Sexta Santa

Cerimônia religiosa foi conduzida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson

Rito de adoração à Cruz, realizado na catedral da Sé em OlindaRito de adoração à Cruz, realizado na catedral da Sé em Olinda - Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco

Pontualmente às 15h desta Sexta-Feira Santa (29), diversos fiéis se reuniram na Catedral da Sé, em Olinda, para a celebração do rito tradicional de adoração à Santa Cruz, conduzido pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

“Na sexta-feira, celebramos o drama da paixão, da morte e redenção de nosso senhor Jesus Cristo, fiel ao Pai e ao seu povo até o fim, derrama o seu sangue na cruz para nos lavar, para nos redimir, para nos fazer criaturas novas”, explicou o Arcebispo. 

Significado 
O horário, seguido a risca, representa, na liturgia católica, o exato momento da morte de Cristo. A celebração, embora bastante solene, não é chamada de missa pois não existe a consagração do pão e do vinho – portanto, não se celebra a Eucaristia. Os fiéis presentes comungam as hóstias que foram consagradas no dia anterior.

Em um ato de fé e respeito, os devotos adoram e beijam a cruz de Cristo, para demonstrar reverência ao sacrifício feito na Sexta-Feira Santa, dia da morte de Jesus. 

“Celebramos a solidariedade de Deus com a humanidade sofredora e morte de Cristo é uma morte que redime, que conduz a vida. Pela morte na Cruz, Jesus nos oferece verdadeiramente a vida em abundância”, complementou Dom Paulo Jackson.

Solidariedade 
O rito também remonta a história do martírio por todos que derramaram o sangue em nome da justiça e do evangelho. De acordo com o Arcebispo, a época também é um momento da Igreja abrir suas portas  para receber todos que lutam pelos mesmo ideias até os dias de hoje.

Veja também

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico
Saúde

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico

Newsletter