Logo Folha de Pernambuco

GREVES NO TRANSPORTE PÚBLICO

RMR: passageiros enfrentam segundo dia de desafios na "volta para casa"

Rodoviários não têm previsão de retorno ao trabalho

Ônibus que rodam no Recife e Região Metropolitana ainda não têm previsão de retorno integral das atividadesÔnibus que rodam no Recife e Região Metropolitana ainda não têm previsão de retorno integral das atividades - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Por mais um dia, os passageiros do Recife e Região Metropolitana enfrentaram dificuldades para voltar para casa. Ainda sem poder contar com o metrô - só deve retomar a operação às 5h desta sexta-feira (28) -, nem com os ônibus, que ainda não têm previsão para retornar com a frota completa às ruas, o fluxo de pessoas no fim do expediente enfrentou grandes filas nos terminais, que refletiu na falta de espaço dentro dos coletivos.

Também houve registro de longos caminhos realizados a pé, por falta de ônibus em alguns locais da cidade.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Um dos diversos exemplos foi o que aconteceu com a vendedora Viviane Barros. Ela aguardava transporte na Avenida Guararapes, na região central da cidade, para se deslocar até o bairro do Prado.

“Para Jardim São Paulo, não aparece nenhum ônibus. E BRT está vindo lotado do Derby, não dá para subir. A gente tem que ir andando até lá para conseguir pegar”, disse.

De acordo com a Urbana-PE, “o percentual mínimo de 60% da frota em operação nos horários de maior movimento definido pelo TRT não foi alcançado em nenhum momento ao longo do dia, o que reforça a ilegalidade do movimento”.

Para os horários que não são considerados “de pico”, a ordem do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região é de que circule apenas 40% da frota.

São considerados “horários de picos” das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Abaixo, veja o que diz o Grande Recife

“O Grande Recife informa que, por decisão do Tribunal Regional do Trabalho, a partir desta data e enquanto durar a greve dos rodoviários, a frota de ônibus deve ser de 60% nos horários de pico e de 40% no restante do dia. O Consórcio esclarece que está trabalhando para fiscalizar o cumprimento da determinação do TRT, fazendo com que a operação de transporte seja realizada para atender às necessidades da população da Região Metropolitana do Recife”, disse.

Sem acordo
Foi realizada, nesta quinta-feira (27), a terceira tentativa de negociação entre representantes do Sindicato dos Rodoviários e da Urbana-PE. Na mesa, nada foi acordado novamente.

Por isso, o caso passará pela análise de 19 desembargadores para um voto. Depois, uma reunião no Tribunal Pleno, com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acontecerá para definir, em votação conjunta, o que será feito.

 

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter