Violência

Roberta Nascimento, mulher trans queimada no Recife, tem o segundo braço amputado

Ela passou por nova cirurgia nesta quarta-feira (30)

Tentativa de homicídio ocorreu nas proximidades do Terminal do Cais de Santa RitaTentativa de homicídio ocorreu nas proximidades do Terminal do Cais de Santa Rita - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Hospital da Restauração (HR) confirmou na tarde desta quarta-feira (30) a amputação do braço direito de Roberta Nascimento, de 33 anos, mulher trans que teve 40% do corpo queimado por um adolescente na semana passada, no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife.

De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, a cirurgia encerrou por volta das 16h30 desta quarta. Roberta teve o braço amputado na altura do cotovelo e, após a operação, retornou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ainda segundo a assessoria do HR, o quadro permanece grave e ela deve regressar à enfermaria de queimados nesta quinta-feira (1º).

No último sábado (26), Roberta Nascimento já havia passado por uma cirurgia para amputação do braço esquerdo. Em coletiva de imprensa na segunda-feira (28), o médico Marcos Barreto, chefe do setor de tratamento de queimados do HR, informou que todas as queimaduras sofridas foram de 3º grau.

Investigação do Ministério Público

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou, nesta terça-feira (29), que investigará o caso. A ação será acompanhado pelo Núcleo de Direitos LGBT, sob a coordenação da promotora de Justiça Carolina de Moura Pontes.

Segundo o órgão, a instituição atuará para formular e implementar “ações institucionais” com o objetivo de garantir os direitos à liberdade de orientação sexual e à identidade de gênero. Em comunicado enviado à imprensa, a promotora descreveu a agressão como ato infracional semelhante a transfeminicídio, “na modalidade tentada e qualificado pelo motivo torpe”.

Veja também

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico
Saúde

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres
Irã

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres

Newsletter