Robô quebra dedo de criança durante partida de xadrez, na Rússia
Episódio aconteceu na semana passada, durante competição em Moscou; menino precisou engessar o dedo
Um robô desenvolvido para jogar xadrez quebrou o dedo de uma criança durante uma partida, na Rússia. O momento de violência, que interrompeu o jogo conhecido pela lógica e pensamento estratégico, aconteceu durante o Aberto de Moscou, na semana passada, no dia 19 de julho.
O vídeo do momento viralizou nas redes sociais ao longo dos últimos dias após ser compartilhado em um canal russo popular no Telegram. Veja abaixo:
Jesus… A robot broke kid‘s finger at Chess Tournament in Moscow @elonmusk @MagnusCarlsen
— (@russian_market) July 21, 2022
There is no violence in chess, they said.
Come and play, they said. https://t.co/W7sgnxAFCi pic.twitter.com/OVBGCv2R9H
Segundo o presidente da federação russa de xadrez, Sergei Lazarev, o episódio aconteceu após o garoto, que não foi identificado, ter feito um movimento brusco que confundiu a máquina e a fez achar que o dedo do jovem era uma peça. Para a agência de notícias russa Ria, o vice-presidente da mesma instituição disse que o episódio foi uma 'coincidência' e o robô é seguro.
Leia também
• Verstappen vence GP da França e dispara na liderança da Fórmula 1
• Jogador preso por acidente com morte recebe liberdade provisória
• Polícia Federal prende homem que levava fuzis escondidos em carro para o Complexo do Alemão
"O robô partiu o dedo do menino. A criança fez um movimento, e depois é necessário esperar pela resposta do robô. Mas o menino apressou-se, e o robô o agarrou", disse Lazarev.
Nas imagens, é possível ver adultos se aproximando para ajudar a criança a se libertar das garras robóticas. Ainda de acordo com presidente da federação de xadrez, o robô havia jogado inúmeras outras partidas sem ferir ninguém.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, Sergei Smagin, vice-presidente da organização, apontou que a criança, ao agir de maneira precipitada, violou regras de segurança.
Segundo a agência de notícias russa Tass, o menino precisou engessar o dedo, mas, em seguida, pode retornar a competição.