TECNOLOGIA

Robô quebra dedo de criança durante partida de xadrez, na Rússia

Episódio aconteceu na semana passada, durante competição em Moscou; menino precisou engessar o dedo

Robô quebra dedo de criança em partida de xadrezRobô quebra dedo de criança em partida de xadrez - Foto: Reprodução/Twitter

Um robô desenvolvido para jogar xadrez quebrou o dedo de uma criança durante uma partida, na Rússia. O momento de violência, que interrompeu o jogo conhecido pela lógica e pensamento estratégico, aconteceu durante o Aberto de Moscou, na semana passada, no dia 19 de julho.

O vídeo do momento viralizou nas redes sociais ao longo dos últimos dias após ser compartilhado em um canal russo popular no Telegram. Veja abaixo:
 


Segundo o presidente da federação russa de xadrez, Sergei Lazarev, o episódio aconteceu após o garoto, que não foi identificado, ter feito um movimento brusco que confundiu a máquina e a fez achar que o dedo do jovem era uma peça. Para a agência de notícias russa Ria, o vice-presidente da mesma instituição disse que o episódio foi uma 'coincidência' e o robô é seguro.
 

"O robô partiu o dedo do menino. A criança fez um movimento, e depois é necessário esperar pela resposta do robô. Mas o menino apressou-se, e o robô o agarrou", disse Lazarev.

Nas imagens, é possível ver adultos se aproximando para ajudar a criança a se libertar das garras robóticas. Ainda de acordo com presidente da federação de xadrez, o robô havia jogado inúmeras outras partidas sem ferir ninguém.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, Sergei Smagin, vice-presidente da organização, apontou que a criança, ao agir de maneira precipitada, violou regras de segurança.

Segundo a agência de notícias russa Tass, o menino precisou engessar o dedo, mas, em seguida, pode retornar a competição.

Veja também

Quem são os advogados que o X (Twitter) contratou no Brasil
Twitter

Quem são os advogados que o X (Twitter) contratou no Brasil

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal
Amazônia Legal

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal

Newsletter