Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

Robô quebra dedo de criança durante partida de xadrez, na Rússia

Episódio aconteceu na semana passada, durante competição em Moscou; menino precisou engessar o dedo

Robô quebra dedo de criança em partida de xadrezRobô quebra dedo de criança em partida de xadrez - Foto: Reprodução/Twitter

Um robô desenvolvido para jogar xadrez quebrou o dedo de uma criança durante uma partida, na Rússia. O momento de violência, que interrompeu o jogo conhecido pela lógica e pensamento estratégico, aconteceu durante o Aberto de Moscou, na semana passada, no dia 19 de julho.

O vídeo do momento viralizou nas redes sociais ao longo dos últimos dias após ser compartilhado em um canal russo popular no Telegram. Veja abaixo:
 


Segundo o presidente da federação russa de xadrez, Sergei Lazarev, o episódio aconteceu após o garoto, que não foi identificado, ter feito um movimento brusco que confundiu a máquina e a fez achar que o dedo do jovem era uma peça. Para a agência de notícias russa Ria, o vice-presidente da mesma instituição disse que o episódio foi uma 'coincidência' e o robô é seguro.
 

"O robô partiu o dedo do menino. A criança fez um movimento, e depois é necessário esperar pela resposta do robô. Mas o menino apressou-se, e o robô o agarrou", disse Lazarev.

Nas imagens, é possível ver adultos se aproximando para ajudar a criança a se libertar das garras robóticas. Ainda de acordo com presidente da federação de xadrez, o robô havia jogado inúmeras outras partidas sem ferir ninguém.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, Sergei Smagin, vice-presidente da organização, apontou que a criança, ao agir de maneira precipitada, violou regras de segurança.

Segundo a agência de notícias russa Tass, o menino precisou engessar o dedo, mas, em seguida, pode retornar a competição.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter