Logo Folha de Pernambuco

TRADIÇÃO

Romã, lentilha: os 4 alimentos do Ano Novo que simbolizam sorte e prosperidade (e veja as simpatias)

Entenda o que está por trás da superstição com algumas frutas e grãos nesta época do ano

RomãRomã - Foto: Freepik

Nas celebrações da virada, é comum que as pessoas realizem simpatias para atrair sorte para o ano que se inicia. Muitas dessas tradições estão acompanhadas de alimentos típicos, como romãs, castanhas, lentilhas e uvas.

Embora a capacidade deles de trazer sorte não possa ser comprovada, é inegável que cada um oferece benefícios nutricionais valiosos.

E você, realiza alguma simpatia com esses alimentos? Confira abaixo uma lista de comidas que simbolizam sorte e prosperidade no Ano Novo, acompanhada de seus benefícios nutricionais.

Romã
Símbolo de fertilidade para várias religiões da antiguidade, a romã é rica em vitaminas, minerais e fibras, e ajuda a controlar o colesterol ruim (LDL). A fruta veio da Ásia, na região que fica entre o Irã e o Noroeste da Índia, sendo consumida pelos humanos há pelo menos seis mil anos.

Foto: Freepik

A simpatia de Ano Novo mais famosa com a romã envolve a prática de comer sete sementes da fruta, uma para cada desejo que se quer realizar no ano que se inicia.

Na virada do ano, a pessoa deve segurar a romã, abrir a fruta e, com ela em mãos, comer as sementes uma a uma, mentalizando um desejo para cada semente. Após comer as sete sementes, a pessoa pode guardar a casca da romã em sua carteira ou bolsa durante o ano, acreditando que isso atrairá boa sorte e prosperidade.

Lentilha
Da família do grão-de-bico, dos feijões e da ervilha, a lentilha é rica em proteínas, vitaminas, minerais (cálcio e ferro) e em fibras. Acredita-se que os grãos, por seu formato que lembra moedas, simbolizam prosperidade e fartura. A tradição diz que ao comer as lentilhas, a pessoa está atraindo riqueza e abundância para o novo ano.

LentilhaEscreva a legenda aqui

A simpatia de Ano Novo mais popular com a leguminosa envolve comer uma colher de sopa do grão logo após a meia-noite. Algumas variações dessa simpatia incluem colocar uma colher de lentilhas sob o prato ou até mesmo carregá-las na carteira, para garantir que a boa sorte e a prosperidade se mantenham durante o ano.

Castanhas, nozes e avelãs
Grãos ricos em cálcio, vitamina E, vitaminas do Complexo B, as castanhas, nozes e avelãs contribuem para a prevenção de diversas doenças, como a hipertensão e a osteoporose. Acredita-se que, por seu formato arredondado, simbolizam a continuidade e a fartura, trazendo prosperidade e riqueza.

Castanhas, nozes e avelãsFoto: Freepik

A simpatia com castanhas, tradicionalmente realizada na virada do Ano Novo, envolve comer sete castanhas, uma a cada desejo ou meta para o ano que se inicia. Algumas pessoas também as colocam sob o travesseiro ou as guardam na carteira, para atrair boas energias e garantir um ano próspero. O número sete, que é considerado sagrado e de sorte, é comumente utilizado, seja ao comer as castanhas ou ao fazer os pedidos.

Medos, comparações e expectativas: entenda por que algumas pessoas não gostam de comemorar aniversários

Uva
Além de conter antioxidantes e nutrientes importantes para o organismo, o consumo da uva também é benéfico para o coração, pois controla o açúcar no sangue. A simpatia com a fruta é uma das mais tradicionais na virada do Ano Novo. Consiste em comer 12 uvas, uma para cada mês do ano, fazendo um pedido para cada uma delas.

UvasFoto: Freepik

A crença é que, ao realizar esse ritual, a pessoa atrairá boas energias e sorte para o ano seguinte, com cada uva representando prosperidade, felicidade e saúde. Além disso, muitas pessoas guardam uma uva na carteira ou em um pote para continuar atraindo boas vibrações ao longo do ano.

A cor das uvas também pode ser escolhida segundo os desejos: uvas verdes para saúde e uvas roxas, para prosperidade.

Veja também

Fernanda Torres faz história e vence Globo de Ouro
Premiação

Fernanda Torres faz história e vence Globo de Ouro

Embaixada de Israel retira do Brasil soldado investigado por possíveis crimes de guerra em Gaza
INVESTIGAÇÃO

Embaixada de Israel retira do Brasil soldado investigado por possíveis crimes de guerra em Gaza

Newsletter