Logo Folha de Pernambuco

ROMÊNIA

Romênia realizará novas eleições presidenciais em maio

A Comissão Europeia anunciou que realizará uma investigação

Apoiadores do partido nacionalista AUR (Aliança para a União dos Romenos) e do candidato presidencial Calin Georgescu seguram uma faixa com os dizeres "democracia" enquanto marcha em Bucareste em 12 de janeiro de 2024Apoiadores do partido nacionalista AUR (Aliança para a União dos Romenos) e do candidato presidencial Calin Georgescu seguram uma faixa com os dizeres "democracia" enquanto marcha em Bucareste em 12 de janeiro de 2024 - Foto: Daniel Mihailescu/AFP

O governo romeno anunciou, nesta quinta-feira (16), que as eleições presidenciais serão realizadas em maio, após o cancelamento das eleições anteriores devido à suposta interferência russa.

O país está atolado em uma crise política depois que as eleições foram anuladas no início de dezembro, quando um candidato de extrema direita venceu o primeiro turno em meio a acusações de interferência russa.

"A legislação que define a data para a eleição presidencial de 2025 foi aprovada", disse o porta-voz do governo Mihai Constantin, confirmando a proposta de realizar um primeiro turno em 4 de maio e um segundo em 18 do mesmo mês.

O Tribunal Constitucional deste país membro da UE anulou o primeiro turno das eleições no início de dezembro, nas quais o candidato de extrema direita Calin Georgescu venceu de surpresa.

As autoridades romenas acusam Georgescu, de 62 anos, que era praticamente desconhecido antes da eleição, de ter recebido apoio ilícito por meio da plataforma TikTok.

A Comissão Europeia anunciou que realizará uma investigação.

Crítico da UE e da Otan e contrário a qualquer ajuda militar à Ucrânia, Georgescu apresentou diversos recursos legais contra a anulação, inclusive perante o Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH).

Quatro forças políticas pró-europeias chegaram a um acordo no mês passado para nomear um candidato único para as próximas eleições presidenciais.

Veja também

Newsletter