Rua da Aurora e Conde da Boa Vista poderão ser fechadas para trânsito; entenda programa
O projeto "Domingo na Rua é Arretado" pretende fechar o trânsito em algumas ruas aos domingos e feriados para que sejam utilizadas para prática de atividades
Leia também
• Prorrogadas inscrições para editais da LAB e do Recife Virado
• Simulações mostram como ficariam pontos do Recife com elevação do nível do mar
• Procon Móvel leva atendimento à população em bairros do Recife
A Câmara Municipal do Recife aprovou, nessa segunda-feira (18), requerimento do vereador Rinaldo Júnior (PSB) que propõe à Prefeitura do Recife (PCR) criar um programa que autorize o fechamento de ao tráfego de veículos de algumas ruas do Recife.
A sugestão do programa "Domingo na Rua é Arretado" pretende fechar o trânsito de veículos em algumas ruas aos domingos e feriados para que sejam utilizadas para prática de atividades culturais, esportivas e recreativas.
O anteprojeto foi anexado ao requerimento e indica a solicitação ao prefeito João Campos (PSB). Nos bastidores, no entanto, ainda não há nenhuma movimentação por parte da prefeitura - o projeto também ainda não chegou às mãos do gestor municipal.
Segundo o vereador Rinaldo Júnior, a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, seria uma das ruas contempladas caso o projeto seja sancionado.
“A gente citou a Avenida Conde da Boa Vista e rua da Aurora, que seriam exemplos para esse programa entregar à cidade nova forma de atrair turistas para essas localidades, com nova visão do Recife e, assim, poderia, justamente, trazer nossa cidade para os recifenses”, ressaltou.
Ainda segundo o parlamentar, já há uma conversa com as secretarias do Governo e Turismo, além de Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para viabilização do projeto.
O vereador também disse que vai pedir uma agenda com João Campos para debater a criação do projeto.
No Bairro do Recife, por exemplo, um trecho da rua Alfredo Lisboa é fechado para trânsito de carros e motos, aos domingos. Desta forma, as pessoas ficam livres para praticar esportes, se reunir com amigos e fazer diversas atividades.
Entenda o requerimento
O programa precisaria partir do Executivo, ou seja, da Prefeitura do Recife. Como se trata de uma indicação para criação do programa, a Prefeitura pode fazer, ou não, por meio de decreto.
Ainda segundo o vereador Rinaldo Júnior, a ideia é que seja criado esse programa. “Quem cria programa é o Poder Executivo. A gente indica que crie, para que vire política do município”, conclui.
Em nota, a PCR informou que assim que occorer a comunicação oficial, 'a indicação será remetida para análise da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), que deverá elaborar estudos técnicos de mobilidade urbana, trânsito e de controle urbano, como para a Secretaria de Saúde, para avaliar os protocolos sanitários necessários para autorizar a liberação de vias públicas para atividades de lazer e práticas esportivas'.