Logo Folha de Pernambuco

Irmã Adélia

Rua do bairro da Torre, no Recife, recebe nome em homenagem à Irmã Adélia

A rua está situada na Vila Santa Luzia, no bairro da Torre, na Zona Oeste, onde ela atuou

Irmã AdéliaIrmã Adélia - Foto: Divulgação

A Rua Bom Jesus da Lapa, situada na Vila Santa Luzia, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife, passa a se chamar “Rua Irmã Adélia”. 

A mudança foi sancionada pela Prefeitura da Cidade do Recife através da Lei Municipal n° 19.318, a partir do projeto de Lei Ordinária n° 278/2023, de autoria do vereador Felipe Alecrim.

O nome é uma homenagem à religiosa que dedicou a vida ao cuidado e à evangelização dos mais necessitados.

Leia também

• Irmã Adélia: processo de Beatificação e Canonização avança no Vaticano

• Beatificação de Irmã Adélia avança com conclusão da fase diocesana

• Irmãs Dulce e Adélia: unidas pela dedicação irretocável à vida religiosa

Irmã Adélia
Nascida em 16 de dezembro de 1922 em Pesqueira, no Agreste pernambucano, Irmã Adélia era reconhecida pela simplicidade e dedicação ao próximo. Ingressou no Instituto das Religiosas da Instrução Cristã no dia 12 de junho de 1940, congregação onde desempenhou diversas funçõesem e se dedicou a transmitir o Evangelho. 

“A mudança do nome da rua para ‘Rua Irmã Adélia’ é um reconhecimento singelo, mas carregado de significado. É uma forma de perpetuar a memória e a missão de uma religiosa que dedicou toda a vida a servir os mais pobres e levar a mensagem de Cristo aos corações necessitados”, destacou a superiora Provincial do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, Irmã Cleonice Santos.

Missão religiosa
Em 1982, atendendo ao convite do Padre João, da Paróquia das Graças, iniciou a missão na antiga Favela da Beira-Rio, atualmente conhecida como Vila Santa Luzia, na Torre.

Foi durante essa missão que Irmã Adélia encontrou a vocação mais profunda, oferecendo apoio moral, espiritual e material aos moradores. A presença constante dela e as ações generosas ajudaram a transformar a realidade da comunidade, sendo um exemplo de serviço e amor ao próximo.

Até o final de sua vida, Irmã Adélia, que morreu em 14 de outubro de 2013, manteve o compromisso com os mais vulneráveis, mobilizando uma rede de colaboradores para estender o amparo àqueles que mais precisavam.

Beatificação de Irmã Adélia
A dedicação inabalável e a fé profunda deixaram um legado que continua a inspirar a comunidade e o Instituto. De forma prática, fundou a Escola Nossa Senhora das Graças, que há 30 anos oferece educação de qualidade gratuita às crianças.

Atualmente, Irmã Adélia é reconhecida como Serva de Deus e o processo de beatificação e canonização está em andamento no Vaticano.

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter