vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

A mpox é uma doença viral que se espalha de animais para humanos, mas também se espalha entre pessoas

As vacinas contra mpox foram administradas na África pela primeira vez, com várias centenas de indivíduos de alto risco vacinados em RuandaAs vacinas contra mpox foram administradas na África pela primeira vez, com várias centenas de indivíduos de alto risco vacinados em Ruanda - Foto: Glody Murhabazi / AFP

A primeira campanha de vacinação contra mpox na África começou na terça-feira em Ruanda, onde cerca de 300 pessoas foram imunizadas, disse à AFP um porta-voz da "Africa CDC", a agência de saúde da União Africana.

"A vacinação começou em Ruanda em 17 de setembro e cerca de 300 pessoas de alto risco foram vacinadas", disse Addis Asheber, porta-voz da Africa CDC, à AFP nesta quinta-feira (19).

Estas vacinações foram realizadas em "sete distritos [...] que compartilham fronteira com a República Democrática do Congo [RDC]", explicou Ngashi Ngongo, chefe de gabinete e chefe do gabinete executivo da agência, em coletiva de imprensa.

Na RDC, epicentro da epidemia de mpox na África, a campanha de vacinação começará "na primeira semana de outubro", disse Jean Kaseya, diretor da "Africa CDC", durante a mesma coletiva de imprensa.

"A mpox não está sob controle", alertou.

A agência registrou 374 novos casos confirmados e 14 mortes no continente em uma semana, elevando o total para 6.105 casos confirmados e 738 mortes.

A epidemia já se espalhou por 15 países da África.

O ressurgimento de casos no continente e o aparecimento de uma nova variante (clado 1b) levaram a Organização Mundial da Saúde a decretar uma emergência de saúde pública internacional, o nível de alerta mais elevado, em meados de agosto.

A mpox é uma doença viral que se espalha de animais para humanos, mas também se espalha entre pessoas, causando febre, dores musculares e lesões na pele.

Veja também

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos
Streaming ilegal

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos

Newsletter