Logo Folha de Pernambuco

Mundo

Rússia acusa Azerbaijão de violar cessar-fogo em Nagorno-Karabakh

Conflito surgiu em 1990, com a separação da região depois do fim da União Soviética

Casa danificada por bombardeio durante o conflito entre a Armênia e o Azerbaijão pela disputada região de Nagorno-Karabakh, em 2020Casa danificada por bombardeio durante o conflito entre a Armênia e o Azerbaijão pela disputada região de Nagorno-Karabakh, em 2020 - Foto: TOFIK BABAYEV / AFP

A Rússia acusou o Azerbaijão, neste sábado (26), de ter violado o acordo de cessar-fogo alcançado com a Armênia após a guerra pelo território de Nagorno-Karabakh em 2020. O aumento da tensão nessa região do Cáucaso ocorre em meio à ofensiva russa na Ucrânia.

Segundo o Ministério da Defesa russo, tropas azeris entraram nos dias 24 e 25 de março "na área sob responsabilidade do contingente russo de manutenção da paz em Nagorno-Karabakh".

Povoada majoritariamente por armênios, a região de Nagorno-Karabakh se separou do Azerbaijão após o desmembramento da União Soviética. Essa separação causou uma guerra na década de 1990, que deixou 30.000 mortos e centenas de milhares de refugiados.

Um novo conflito eclodiu em 2020, que deixou mais de 6.500 mortos em seis semanas e terminou com a derrota da Armênia, que teve que ceder várias regiões ao redor de Nagorno-Karabakh.

Os dois países assinaram um cessar-fogo, mediado por Moscou, e tropas russas de manutenção da paz foram enviadas para a região disputada.

Veja também

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Newsletter