Internacional

Rússia acusa EUA de "desestabilizar o mundo" com possível visita de Pelosi a Taiwan

Uma possível visita da presidente da Câmara de Representantes americana, Nancy Pelosi, provoca a irritação da China

Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy PelosiPresidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi - Foto: MANDEL NGAN / AFP

A Rússia acusou nesta terça-feira (2) o governo dos Estados Unidos de "desestabilizar o mundo" e provocar tensões a respeito de Taiwan, onde uma possível visita da presidente da Câmara de Representantes americana, Nancy Pelosi, provoca a irritação da China.

"Washington desestabiliza o mundo. Nem um único conflito solucionado nas últimas décadas, mas muitos provocados", afirmou no Telegram a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

A declaração pretende rebater as acusações do governo dos Estados Unidos contra a Rússia, de provocar uma desestabilização com a ofensiva militar na Ucrânia, e foi divulgada após as advertências da China contra uma visita de Pelosi a Taiwan, que Pequim considera parte de seu território.

Pelosi iniciou uma viagem por vários países asiáticos, que já a levou a Singapura e nesta terça-feira está na Malásia. O itinerário inclui escalas na Coreia do Sul e Japão, mas a perspectiva de uma visita a Taiwan ainda chama a atenção.

Isolada no cenário internacional desde o início da operação na Ucrânia e afetada economicamente pelas sanções ocidentais, a Rússia tenta uma aproximação da China.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter