Rússia acusa EUA de "jogar lenha na fogueira" ao entregar mais armas à Ucrânia
As negociações de paz entre Kiev e Moscou estão paralisadas desde o fim de março
O Kremlin acusou nesta quarta-feira o governo dos Estados Unidos de "jogar lenha na fogueira" após o anúncio da entrega de mísseis americanos à Ucrânia, para responder à ofensiva russa.
"Nós acreditamos que os Estados Unidos jogam lenha na fogueira de maneira deliberada (...) As entregas (de armas) não encorajam as autoridades ucranianas a retomar as negociações de paz", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.
As negociações de paz entre Kiev e Moscou estão paralisadas desde o fim de março, quando a Rússia anunciou a retirada de suas tropas dos arredores de Kiev e informou que se concentraria na região do Donbass, leste da Ucrânia.
O governo dos Estados Unidos anunciou na terça-feira o envio para a Ucrânia dos sistemas HIMARS (High Mobility Artillery Rocket System), que permitem lançamentos múltiplos de foguetes e têm alcance de 80 quilômetros.
Leia também
• Rússia diz que só Ucrânia e Ocidente podem permitir exportações de grãos
• Rússia cortará fornecimento de gás à Dinamarca em 1º de junho
• Primeiro navio comercial sai do porto ucraniano de Mariupol para a Rússia
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov, disse que a nova ajuda militar "aumnta o risco" de confronto militar entre Rússia e Estados Unidos.