Logo Folha de Pernambuco

Rússia

Rússia acusa Google e YouTube de "atividades terroristas"

"As atividades de administração do YouTube são de natureza terrorista e ameaçam a vida e a saúde dos cidadãos russos", afirmou agência russa

YouTubeYouTube - Foto: Pexels

O agência reguladora russa acusou nesta sexta-feira (18) o gigante americano Google e seu serviço de vídeo YouTube de atividades "terroristas", primeira etapa para um possível bloqueio dos sites, como aconteceu com Twitter, Instagram e vários meios nas últimas semanas. 

Segundo a Roskomnadzor, agência russa das telecomunicações, usuários do YouTube "divulgam publicidade com chamadas para encerrar as conexões ferroviárias da Rússia e de Belarus", um país aliado de Moscou desde que auxiliou na ofensiva contra a Ucrânia pelo norte do país. 

"As atividades de administração do YouTube são de natureza terrorista e ameaçam a vida e a saúde dos cidadãos russos", afirmou a Roskomnadzor, citada pela agência Interfax. 

Denunciando a "posição claramente anti-russa" do Google, a Roskomnadzor afirma que exigiu da empresa americana "que pare com a difusão dos vídeos antirrussos o quanto antes".

A Rússia também bloqueou o acesso às populares redes sociais Instagram, Facebook e Twitter e iniciou ações contra o grupo Meta, acusado de propagar "apelos por assassinato" de russos

O país é um dos mais restritivos em matéria de liberdade de imprensa e de expressão e a situação piorou nas últimas semanas com o bloqueio da maior parte dos meios independentes, após o início da ofensiva contra a Ucrânia em 24 de fevereiro. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter