Logo Folha de Pernambuco

Israel

Rússia acusa Israel na ONU de 'atiçar' conflito regional com ataques na Síria

O embaixador da Argélia na ONU, Amar Bendjama, disse na reunião que "o objetivo desse ato - deliberado

Putin Putin  - Foto: AFP

A Rússia acusou Israel, nesta terça-feira (2), de "atiçar" o conflito no Oriente Médio e o criticou pelo ataque "inaceitável" ao consulado do Irã na Síria, no qual morreram ao menos 13 pessoas, declarou o embaixador russo nas Nações Unidas, Vasily Nebenzia.

Ao protestar perante o Conselho de Segurança da ONU contra a "violação flagrante" da soberania da Síria, o diplomata russo afirmou que seu país considera que "estas ações de agressão são pensadas para atiçar o conflito. São absolutamente inaceitáveis e devem cessar".

O embaixador da Argélia na ONU, Amar Bendjama, disse na reunião que "o objetivo desse ato - deliberado - é óbvio: responder às pressões internacionais por meio de uma escalada do conflito, que prolonga o massacre de palestinos por razões internas, políticas".

A maioria dos membros do Conselho condenou o ataque ao consulado iraniano em Damasco, enfatizando a inviolabilidade das instalações diplomáticas, mas sem mencionar Israel.

O ataque atribuído a Israel teve como alvo o prédio adjacente à embaixada iraniana no final da tarde de segunda-feira e matou pelo menos 13 pessoas, incluindo sete militares iranianos.

Teerã prometeu, nesta terça, retaliar. O ataque sem precedentes aumentou ainda mais as tensões no Oriente Médio durante a guerra na Faixa de Gaza.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter