Logo Folha de Pernambuco

RÚSSIA

Rússia acusa Moldávia de 'censura política' por proibir canais de TV

O pequeno país do Leste Europeu suspendeu a autorização de transmissão de seis canais de televisão

Presidente da Rússia, Vladimir PutinPresidente da Rússia, Vladimir Putin - Foto: Gavriil Grigorov/Sputnik/AFP

A Rússia acusou, neste sábado (17), a Moldávia de "censura política", após o pequeno país do Leste Europeu suspender a autorização de transmissão de seis canais de televisão acusados de desinformação.

A Moldávia justificou esta decisão na sexta-feira com a "falta de informações corretas" em suas coberturas de eventos nacionais e operações militares russas, em particular na Ucrânia.

Alguns dos canais suspensos transmitiam programas de televisão russos que foram proibidos na sexta-feira na União Europeia (UE), no âmbito das novas sanções impostas contra Moscou. A língua russa é comumente falada na Moldávia.

"Consideramos esta proibição um ato de censura política sem precedentes, uma violação do princípio do pluralismo na mídia e uma violação flagrante do direito à liberdade de acesso à informação", reagiu a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

A medida das autoridades moldavas entrará em vigor na segunda-feira. Este país de 2,6 milhões de habitantes tem o status de candidato a integrante da UE, mas o processo de adesão pode demorar anos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter